Fila pra comprar banha e o menino negro soltando pipa, no Alto do Rosário.

Fila pra comprar banha e o menino negro soltando pipa, no Alto do Rosário.

O menino negro soltava pipa lá no Alto do Rosário, esse morro que fica bem lá em cima da Rua Gonçalves da Guia, talvez uma das ruas mais famosas de Itaúna, não desmerecendo o homenageado, mas pela grande quantidade de casas de tolerância pra servir de abrigo para “mulheres de vida fácil”, isto fez da Gonçalves da Guia a rua mais famosa da cidade, hoje essa mesma rua está ficando famosa pela quantidade de prédios residenciais, notáveis construções que faz jus ao nome do homenageado.

O osnofa parou para observar e ficou sentadinho no pé do cruzeiro olhando a pipa voar que nem um passarinho. Notei que a Igreja estava aberta e o movimento era fora do normal para um dia de sexta-feira, então resolvi perguntar ao menino que soltava pipa, o que estava acontecendo e logo veio à resposta. Moço você anda desatualizado, hoje é sexta feira da paixão, entre lá na igreja e vai deparar com muita gente, a igreja está cheia de gordos e magros vendendo e comprando banha, você que é magrinho vai lá comprar uns quilinhos de banha. De repente o menino desceu a pipa e foi embora e o osnofa todo curioso foi dar uma bispada dentro da igreja.

Eu sempre soube dessas coisas na Semana Santa, o osnofa, eu não sei até onde vão os conhecimentos religiosos dele, pode ser que pra ele comprar banha ou vender só mesmo na Casa da Banha; desatualizado ou não o osnofa entrou na igreja, ficou observando o movimento e né que o danado comprou uns quilinhos de banha, assim que fez a comprinha nem esquentou o banco tratou logo de cascar fora.

A Semana Santa está chegando. O tempo passou e o osnofa como sempre continua magrelo, esse negócio de comprar banha não deu certo pra ele.

Escrever esse causo foi bom, melhor ainda foi lembrar da crendice de comprar banha na Semana Santa, acabei vendo que o tempo é o senhor de tudo. Como a Rua Gonçalves da Guia mudou, torno a repetir, hoje é a rua que tem mais prédios em Itaúna e estão construindo mais, é como se o artista estivesse pintando uma nova Gonçalves da Guia para prestigiar o homenageado.

O que o osnofa já encheu linguiça pra contar este causo não é mole e vai finalizar falando que neste final de semana encontrou na Praça Dr. Augusto o menino negro que conheceu no Alto do Rosário, soltando pipa há muitos anos atrás e ainda vai por o Dico Pipoqueiro no meio do causo, quer ver?

Dito e feito, final da semana passada, estava o osnofa na Praça de conversa com seu amigo Dico Pipoqueiro esperando o Dreyfus do tele moto, para agradecer, pois ele foi meu grande aliado no causo do carrinho de pipoca, solicitou que o osnofa escrevesse sobre o Dico Pipoqueiro, pra conhecimento geral o carrinho de pipoca já foi vendido para a Escola de Inglês CCAA; o Dreyfus não apareceu, mas fica aqui o agradecimento pela sugestão, valeu amigo! E quem eu não imaginava apareceu na Praça, o meu amigo Bimba, Rei Congo, que chegou dizendo, aí osnofa tanto tempo e você não mudou nada, continua magrelo que nem aquele dia que nos encontramos lá no Alto do Rosário! Nem comprando banha na Semana Santa você engordou! Somos amigos há muitos anos e só agora resolvi te contar, eu sou o menino negro que soltava pipa lá no Alto do Rosário.

Este osnofa é mesmo da pá virada, termina o causo sempre de boa. Na verdade amigo Dilermando, este costume de comprar banha na Semana Santa ainda perdura, mas para mim não deu certo, se alguém quer tentar nesta Semana Santa, vá à igreja e compre seus quilinhos de banha, se pra mim não deu certo eu não duvido, pode dar certo pra você. Comprar banha na Semana Santa é uma questão de fé e da fé o osnofa não duvida.

Osnofa.una@hotmail.com

Afonsinho
Enviado por Afonsinho em 28/03/2012
Código do texto: T3580649
Classificação de conteúdo: seguro