CAPETA

Numa tarde de Setembro de 1998, passando pela Praça Sete, no centro de BH, vi um mural com recortes de jornais enfocando o momento político da campanha eleitoral e reeleitoral. Minha atenção voltou para uma declaração em manchete de um candidato a presidente da república, aliando-se ao capeta para ganhar a eleição. O artigo se referia a uma declaração do candidato num comício. Naquele momento me reportei ao ano de 1943 no interior de Minas Gerais em um vilarejo de nome Santa Maria do Baixio. Lá vivia o velho Zé Mota, muito conhecido na região,era um contador de histórias e causos de assombrações,dentre os muitos causos tinha algumas horripilantes de aparições do demônio. Contava com tamanha realidade, fazendo caretas, gesticulando com impostação de voz, que assustava a meninada.

O Velho Zé Mota contou um causo impressionante, rodeado de adultos e crianças sobre Getulio Vargas. Segundo ele, Getulio fizera um pacto com o chifrudo. O sonho de Vargas era construir à rodovia Rio- Bahia, mas o cofre da União estava vazio. Foi então que Getulio tomou emprestado do Diabo milhões de Contos réis. Contratou milhares de trabalhadores braçais que munidos de pás, enxadas e picaretas (naquela época não dispunham de máquinas). Aquela multidão de trabalhadores cavando carregando terra em lombo de burro e carro de boi, mais parecia escavações arqueológicas . Levaram anos, mas finalmente terminaram e era hora de pagar o Diabo, mas o cofre do governo continuava vazio.

Para safar-se da dívida, Getulio Vargas mudou o nome do dinheiro de Réis passou a chamar-se CRUZeiro. E como o capeta tem medo da CRUZ, tomou cano. O Coisa Ruim , como vingança, jurou matar muita gente na Rio Bahia e levar à alma de Getulio. Através de batidas e atropelamentos muita gente morreu, principalmente paus de arara Naquele fatídico 24 de Agosto de 1954 o velho Zé Mota já era falecido e com certeza estava bem instalado no céu. O suicídio de Vargas fez todos aqueles que ouviram à história do velho Mota refletirem sobre o desfecho trágico do velho caudilho.

O candidato que aliou-se ao capeta foi reeleito para mais quatro anos de Capeta....lismo. O FMI é a mais autêntica encarnação do Diabo. Ficamos livre dele.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 24/05/2012
Código do texto: T3685300
Classificação de conteúdo: seguro