TOTÓ E SEUS CONFLITOS= EC

Antônio, o Totó como era chamado na intimidade, revelou ao Pai o seu desejo de casar-se com a Filomena.

Nada a opor-se, Filomena era uma moça de boa família, filha do Sr. Gervásio, antigo morador da cidade contra o qual nada desabonador se sabia e o Totó já tinha idade e independência financeira para constituir uma família.

Foi feito o pedido e aceito pelo Sr. Gervásio, pois o Antônio tinha todos os predicados para ser um bom marido, de boa família, farmacêutico formado, proprietário de sua farmácia, etc. etc.

No jantar comemorativo do noivado estavam presentes além da Filomena e dos pais, os irmãos da noiva.

Filomena estava pouco a vontade, muito quieta, ciosa da impressão que estaria causando â família do noivo que ela mal conhecia.

Mas a irmã mais nova, a Leopoldina estava irrequieta, adorando a novidade do noivado e próximo casório da irmã.

O pai por várias vezes lançou- lhe olhares severos e a mãe chamou-lhe discretamente a atenção, mas ela fingiu não perceber nada.

Antônio gostou de sua irreverência, achou graça nas suas traquinices e não pode deixar de compará-la, favoravelmente a sua bem comportada noiva.

É claro que nem por um momento deixou que isso transparecesse, mas a verdade foi que a Leopoldina mexeu com ele.

No dia seguinte quando passava pela calçada do fundo da casa da noiva alguém o chamou:

—Olá, Totó!

Voltou-se e riu ao ver a Leopoldina equilibrando-se em cima de alguma coisa e espiando sobre o muro alto.

—Bom dia, dona Leopoldina!

—Pode  me chamar de Léa.

Ainda rindo Antônio repetiu:

— Léa!

Bem que ele gostaria de ficar conversando com ela, mas não devia fazê-lo. Não ficava bem.

- Até logo, Léa.

Depois desse dia, cada vez que ia visitar a noiva,a Léa estava por perto animando a conversa, pois a noiva mesmo era “quieta e calada”.

Os pais pediam a Léa que ficasse por perto, pois os noivos não deviam ficar a sós, não ficava bem, e ela o fazia com muito gosto.

Recomendavam também que ela “se comportasse”, mas quanto a isso dependia do que eles consideravam bom comportamento.

Aconteceu que com o passar do tempo, Antônio e Leopoldina foram descobrindo muitas afinidades e acabaram se apaixonando.

Apesar de toda repressão sempre davam um jeito de se encontrarem e trocarem algumas palavras a sós

E agora? Fazer o que?

Falar com a Filomena... com o Ser Gervásio... com o seu pai...

Como é que ele ia fazer isso?

Aproximava-se a data marcada para o casamento e Totó não sabia o que fazer.

—- Vamos fugir juntos, sugeria a Léa.

—De jeito nenhum. Eu nunca me perdoaria se fizesse uma coisa dessas. Sua irmã e nossos pais merecem no mínimo nosso respeito.

Então fale com eles

—Não posso

—Por que não?

—Porque “Tem certas coisas que eu não sei dizer”

Antônio casou-se com a Filomena e juntos construíram um relacionamento tranquilo e feliz.

Léa casou-se “às pressas” com um rapaz que ninguém conhecia, saíram da cidade e nunca mais se soube dela.

**********


Este texto faz parte do Exercicio Criativo
"TEM CERTAS COISAS QUE EU NÃO SEI DIZER"
Maith
Enviado por Maith em 04/06/2012
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T3704766