SAVASSI E BARRO PRETO

Tempos idos, Belo Horizonte recebera muitos imigrantes; dentre tais, os italianos.

Numa região nobre da capital mineira os ítalos-descendentes abriram as portas de um comércio com o nome de Padaria Savassi. Em seu entorno o bairro cresceu tando que muadram seu nome para o nome da padaria.

O bairro Savassi é o ponto de encontro dos jovens e intelectos belorizontinos. Ali circulam diariamente muitas pessoas a passeio e a trabalho.

Em outra região, de argila escura, os descendentes italianos se instalaram e fundaram muitos comércios. Erigiram uma igreja para o Santo guerreiro da cidade de Milão, São Sebastião.

Um clube com campo de futebol abriga um dos mais tradicionais clubes do mundo, Cruzeiro Esporte Clube que na época era chamado de Palestra Itália.

A região detém um dos maiores pólos têxteis da nação. Lojas de pronta entrega recebem diariamente sacoleiras de todos os cantos. Ônibus e mais ônibus ficam estacionados ao redor.

Essa área pantanosa de cor escura passou a se conhecida como o bairro do Barro Preto.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, instituiu o dia 02 de junho como o dia da República Italiana em Belo Horizonte por considerar que 20% dos moradores da cidade são ítalos-brasileiros.