O BOI MALHADO

________________________________

Causos de Assombração

 

Ora, diz o povo que havia um fazendeiro para os lados do sertão de Minas, um tal de capitão Italívio, que criou desde bezerro- amamentando a mamadeira - um boi, que recebeu o nome de Malhado.

O boi ficou apegado à família e esta também gostava muito do boizinho. Um dia, o fazendeiro Bento resolveu vendê-lo por 5 mil reais. A família pediu, implorou para que ele não vendesse, mas o fazendeiro era tinhoso, e vendeu.

Tempos depois, o boi voltou sozinho para a fazenda. Novamente foi vendido. E logo depois o boi reapareceu. Tornou a vender e lá vinha o boi, de novo.

O fazendeiro, que era ranzinza, resolveu matar o boi. Matou-o e enterrou-o lá no fundão da mata. Não adiantou nada. Lá para as horas mortas da noite, a alma do boi Malhado reaparecia próximo da casa do fazendeiro e principiava a mugir, a mugir até de madrugada.

Ainda hoje quem mora lá, ouve o mugido, longo e triste, da alma do Malhado. ®Sérgio.

_____________________________________

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 04/06/2012
Reeditado em 19/08/2013
Código do texto: T3705968
Classificação de conteúdo: seguro