AVISO DO ALÉM

AVISO DO ALÉM

- NÃO vou mais me casar, Lourdinha.

-Que doidiçe é essa, mulher? Na véspera do teu casamento , tu acorda e a primeira coisa que diz é uma arizia dessa?

-Passei a noite sonhando com esse casamento.

- Mas é natural, criatura. Toda moça sonha com o dia do casamento.

-Não foi com o dia, foi com o depois.

-E daí?O depois é como o de todo mundo que se casa.

-Por isso mesmo. Tu quês saber? Eu sonhei que estava eu e Marcondes daqui a uns dez anos, ele chegando em casa depois do trabalho, fedido e sujo de graxa de tanto mexer nos carros dos outros, com uma cara de cansado e mal humorado. Eu ia perto dele e queria dar um beijinho, ele me dizia:-Sai , mulher, que eu to imundo e cansado. Eu saia e ia colocar a janta dele na mesa. O infeliz olhava para o prato e dizia:-Só tem essa porcaria de sopa?Deixa de ser preguiçosa mulher. Sopa é comida de preguiçoso. Amanhã, faz uma gororoba melhor, que isso parece lavagem.

-Menina, tu tais impressionada com as coisas que teu pai fazia.Os homens são diferentes. Veja o Marcondes; é jovem, bonito, magro, não bebe e é um mecânico de mão cheia, vai te fazer feliz...

-E tem mais.Ele estava gordo, fedendo a pinga e com uma carteira de cigarro no bolso.Isso é um aviso. Caso mais não.

-Vai desmanchar teus planos por causa de um sonho, maluca?

-Isso foi aviso.Acho que meu anjo da guarda estava me mostrando o abacaxi que eu iria descascar.

-Isso é conversa fiada, Maria Laura, acho que tu não ama Marcondes e estais inventando isso.

- O pior é que eu amo ele sim, Lourdinha. Mas sei que do jeito que eu sonhei que ele estava não vou amar não.

-Tu só me falasses dele, e tu como estavas no sonho? Ainda era magrinha e bonitinha assim que nem hoje?

-Pra falar a verdade, eu parecia outra pessoa. Estava gorda, descabelada e com uma bata horrorosa, daquelas que sobraram de uma recente gravidez. Tinha uma pia repleta de louça suja na cozinha, eu parecia mais apática do que ele.

-Ta vendo quanta bobagem?Vocês estão na flor da idade. Vão casar, continuar estudando, você vai ser professora em breve, Marcondes vai terminar o curso de mecânica, a vida não vai ser tão ruim assim, amiga.

-E se for um aviso?

-Aviso de quem, Maria Laura?Amanhã vai ser o dia mais importante de tua vida. A festa está quase pronta, o coitado do noivo está feliz, não vai fazer besteira não, mulher de Deus!

De repente, a campanhinha da porta toca. Um rapazinho com um embrulho na mão. Era uma caixa pequena, mas envolta em um lindo papel vermelho e um laço branco de fita. - Entrega para Maria Laura, um presente do seu futuro esposo.

-Abra pra gente ver o que é.

-Eu aqui remoendo um sonho e o meu lindinho preocupado comigo, mulher, eu sou mesmo muito abestalhada.Tu tem razão, Lourdinha, sonho é variedade,já dizia minha avó.Vou abrir.

Dento da caixa um cartão dizia:

Para a minha querida

Maria Laura

Que lhe seja muito útil

Durante o nosso casamento.

Beijos do seu Marcondes

Embaixo do cartão, um lindo livro capa dura, com o título:

APRENDA A COZINHAR!