Indagações à parte


Numa certa sexta-feira à tarde, um jovem vendedor de pastel que ia passando em frente ao Excelsior Hotel, onde advogados reunidos discutiam sobre a eleição da OAB local. Este parou, olhou-me, e me inquiriu do nada.

-Como você é esperto. Posso fazer uma pergunta?

De prontidão, antes de ouvir o mancebo, eu disse:

-Argucioso é você que não soube como chegar até a mim. Então, tire suas dúvidas.

-Entre um mentiroso e um ladrão, qual deles é o mais perigoso?

-A sua pergunta profere deferência ao campo jurista ou aos termos populares?

-Não sei. Quero uma resposta doutor em minhas dúvidas?

-Então, grave em seus ouvidos e fale pela boca da alma um dia: O pior deles é o mentiroso que anda sempre com o amigo do alheio. Como deixa certo: o trapaceiro ou vigarista é sempre um mentiroso que arranca de dentro da sua mente toda a credibilidade. Às vezes, por muitos e muitos anos, vencendo a mentira. Deves conhecer aonde pisas e para onde deságua os riachos e rios. E mais, o ladrão, o grande amigo do alheio apenas se contenta por não ter consciência. Fui conclusivo à sua indagação?

O garoto apenas baixou a cabeça, e disse:

-Sim. Agora compreendo que todo ladrão quando confessa, é um mentiroso.

-Sem dúvidas desde que tenhas provas. Caso contrário, não irás saber os novelos desse paradoxo. Não só o ladrão mente. Contudo, todas as pessoas que aspiram trapacear uma verdade e se saírem bem nesse engodo, eles edificam um prédio de neve com a mentira.


ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 12/07/2012
Reeditado em 25/11/2012
Código do texto: T3774292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.