DO OUTRO LADO DA RUA (7) - FORMIGAS SAÚVAS
 
          Dona Chiquinha está hoje com um olhar tristonho, não gosto de vê-la nestas condições, sinto que essa mágoa me afeta, então vou logo dizendo que deixe de lado essa tristeza e me conte mais uma de suas memoráveis histórias, narrativas de seus primeiros anos vividos na casa grande da fazenda Engenho Novo.
          A boa velhinha se dirige ao fogão e retira de um monte ali ao lado, algumas toras de lenha para avivar o fogo, e eis que algumas formigas saúvas saem daquela madeira fugindo do fogo, em seguida a boa velhinha coloca água na chaleira de ferro, para fazer aquele cafezinho gostoso no bule esmaltado que só ela sabe fazer. Enquanto prepara o pó e o açúcar no coador de pano vai dizendo____Fia, senta aqui na cunzinha memo pra nóis prosiá.
          Conta que quando ajudava sua madrinha Dona Maria Das Graças na fazenda, pois era encarregada de arrumar as camas todas as manhãs na casa grande, ao levantar o colchão deparou com uma grande quantidade de terra removida por formigas saúvas durante a noite, formigas que abundavam a fazenda naquela época, foi um susto grande pois sabia-se que as saúvas pode até derrubar uma casa.
          A casa grande possuía um porão em seu subsolo, assim foram todos procurar o olheiro das destruidoras, encontrando ali muitos deles visíveis, mas acontece que o quarto onde a terra fora removida não ficava sobre o porão, então como exterminá-las onde não eram visíveis?
          Era impossível combatê-las, pois o único sistema que conheciam era um fole com brasas e abastecido de formicida tatu, que ao ser acionado soltava fumaça e por onde a fumaça saísse colocava-se barro, fechando assim a saída para sufocá-las com o veneno.  Embaixo dos quartos não poderiam usar este sistema porque o veneno evaporaria, intoxicando a todos. Tentaram por alguns anos usar muitos outros artifícios caseiros que em nada resultou, as formigas aos poucos foram tomando conta da casa toda.
          Qual foi o desfecho desta história? Seu Porfírio teve que construir longe daquele local, uma outra sede da fazenda Engenho Novo pois a sede original fora totalmente destruida pela ação das saúvas devastadoras.
          Vejam vocês, como são vantajosas estas minhas visitas à casa da boa velhinha, a mesma está agora com outra fisionomia, as lembranças de tempos vividos naquela fazenda, trazem à minha doce Chiquinha da casa de fundos do outro lado da rua, a alegria de reviver bons momentos.

 
Moly
Enviado por Moly em 18/07/2012
Reeditado em 02/04/2017
Código do texto: T3784229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.