ORAÇÃO FORTE

Sob o calor intenso da tarde de verão Nena entrou na casa de comadre Liu com a novidade:

- A senhora viu, comade Liu, a nuvidade do Rio de Janeiro?

- Eu num seio das nuvidade daqui de pertim, vô lá sabê das nuvidade das terra dos ôto.

- Apôis, os médico de lá num quere mai que as mulé discanse im casa não. Tem qui sê nas maternidade.

- Ôxe, e tem lugá prá esse mundão todim de mulé buchuda parí?

- Diz qui vai tê. Qui as maternidade tem qui arrumá um jeito qui é pru modi num morrê nem as mãe nem os fii.

- Isso é cunvelsa besta. Toda minha vida ajudei as mulé parí e nunca perdi um só, dos nacido vivo.

Os dói qui morrero é pruquê já tarra morrido drento dos bucho das mãe.

Foi uma fia feme do coroné Isidoro e um minino macho de comadre Zabé, mãe de Tota Medrado, uns dôi ô trei ano ante di ele nacê.

I os dôi só morrero pruquê tanto comadre Maria, mulé do coroné, como a comade Zabé era as dua ruim de pari.

Eu acho qui o parto mai trabaioso que eu fíi, foi o de comade Zabé pro modi Tota Medrado nacê. Foi quaje um dia pelejano.

- I foi difici ansim comade?

- Me alembro cuma si tivesse aconteceno agorinha memo.

Foi num ano de inverno bom, munta chuva criadêra, daquela qui moía o chão sem istragá com as roça, sem projudicá ninguém.

Tarra fazeno um frio do mato dos cachorro aí eu dixe a Tasso, meu finado marido, qui eu ia me deitá-me modi o reumatirmo qui tarra me matano.

Num tinha nem chegado no meio da reza quano cumpade Antõi, pai de Tota Medrado, bateu na poita. Aí Tasso veio me chamá-me. Me alevantei e preguntei a ele:

- Qui foi qui houve, homi?

- Comade Liu, pelo manto da vrige, chegue acudi minha muié pru modi qui o minino num qué nacê di jeito ninhum, tá pereceno o finado irmãozim dele.

Fui lá drento, vesti o vistido pro riba da camisola mêmo e peguei a bôça com meus trem de partêra.

A casa dele era a mêma qui hoje tem o bilhá.

Quano peguei na barrigona de comade, vi logo qui o menino tarra atravessado. Mandei fazê um chá bem forte de capim santo pru modi ela acalmá.

Passei azeite doce nas mão e metí lá drento. Inquanto iscurria a água da bôça, eu impurrei as perninha dele prá riba modi o cabra ficá na pose de nacê.

A dô foi tão grande qui comade foi no céu e vortô.

Aí eu mandei ela tomá uma pitada de rapé bem forte, modi ispirrá e aumentá as contração.

A finada mãe dela, comade Jussara, qui deusi lhe dê a gulora, garro o teuço e danou-se a rezá mais Sebastiana, aquela mulé qui mora na casa de Batista mais Celeste.

Ela era uma mininota de doze pá treze ano, mai já lavava e ingomava um liforme como gente grande.

Eu acho qui foi mode o chá qui as contração de comade Zabé foi afracano, afracano aí eu mandei ela assoprá na garrafa vazia e dixe prás mulé assustentá nas reza pá nossinhora do bom parto, modi nói num perdê o cristãozinho qui tarra ruim pá nacê.

Já tarra quaje amanheceno ai o cumpade Antôi se achegô i dixe:

- Cumade Liu a sinhora num tem uma reza mai forte não?

Essas armaria num tão seivino de nada... Daqui um pôco os galo se dana a cantá e esse cabra num qué nacê, to veno a hora perdê a muié...

- Dêxe cumigo cumpade. Tire essas mulé de drento da camarinha qui eu vô dizê uma reza qui minha avó mi insinô-me, é uma reza tão forte qui si esse minino num nacê... ele num tá nem com o diabo de num nacê...

Mai o sinhô tem qui batizá ele cum o nome de Antõi.

Quano fiquei só, botei a mão na barriga de comade e rezei cum toda fé:

“Santo Antõi pequenino

Amansadô de burro brabo

Faça nacê esse minino

Cum os milesseiscento diabo”

Foi eu falá e o minino espirrá fora. Quaje num dá tempo de pegá-lhe ele.

I ele tá aí, inté hoje... dono de bilhá... nunca teve uma duença i é o homi mai devoto de santo Antõi qui eu cunheço.

ADVERTÊNCIA:

Este texto foi escrito de forma a reproduzir o som e a melodia do falar Pernambucano.

GLOSSÁRIO

Afracano = enfraquecendo

Armaria = ave Maria

Ingomava = engomava, usar goma para impedir o enrugamento do tecido

Liforme = uniforme, roupa masculina, o mesmo que terno

Mato dos cachorros = corruptela de “mal dos cachorros”, hidrofobia.

Mulé, muié = mulher