Hoje publico lendas da região. Os escritores são alunos da quinta série.
                                         
                                     O tesouro dos Bugres

 
  
      Os antigos contavam que numa região cheia de coqueiros e árvores, chamada Olhos D’Água, vivia uma tribo indígena os ‘bugres” como era conhecida pelos moradores locais.


    Esses índios fabricavam muitos objetos de cerâmica. Conta-se que naquela região já existiu muito ouro e pedras preciosas e que os nativos costumavam esconder seus tesouros dentro de potes e enterrá-los junto com os parentes mortos, para que levassem de presente para o deus deles.
    Antes de serem exterminados os índios colocaram todos os seus tesouros num grande pote de barro e o enterraram entre dois coqueiros.
    Até hoje ainda existe quem acredita que se alguém tiver animação de pegar na enxada e cavar, encontrará um grande tesouro. Porém, o lugar é cheio de coqueiros, vai ser difícil acertar o local exato.
   Conta a lenda que toda primeira sexta feira do mês os espíritos dos bugres voltam para ver seus tesouros e fazer seus rituais.
    Quem tiver coragem de ficar escondido e esperar atrás dos coqueiros, será o dono do tesouro dos Olhos D’água.

 
      *Quem me contou foi meu avô Rodolfo.

                                                                                ( Luiz Augusto)

                                                                                  
                 


                                 A boiada fantasma

   
    Benedito Silva morava com a família na Fazenda São Bento. Ali produziam quase de tudo para o sustento dos moradores. Só iam à cidade para comprar sal, querosene para as lamparinas e mais algumas coisas.
    Um dia, Benedito demorou um pouco mais na cidade e quando voltou já era noite alta. Não era um homem medroso, mas ficou cismado ao passar no local conhecido por Capela Velha. O Lugar  tinha fama de ser mal assombrado.
    A lua clareava a estrada no momento em que Benedito ouviu o som de um berrante e o tropel de uma boiada correndo estrada afora, parecia que estava logo atrás dele. Estranhou, pois naquela hora era impossível haver boiadeiros por ali. Mesmo assim resolveu dar passagem ao gado, pois já sentia o cheiro da poeira levantada pelos cascos dos animais, sinal que  a boiada estava muito perto dele e do seu cavalo.
    Ele esperou...  Esperou... Os bois não aparecerem... Nessa hora, um arrepio percorreu-lhe o corpo todo, ele então se lembrou da história do gado fantasma e nessa hora viu que havia sido vítima de uma das lendas da Capela Velha.
        
   
  * Benedito Silva foi meu bisavô materno.

                                                              (Geovana)

             
          



                         
             
                                    
                     
                       A Luz misteriosa
                                                

    Antigamente quando não havia energia elétrica, as pessoas ficavam quietas em suas casas e os avós aproveitavam as noites pra contar histórias.
    Meus bisavô Geraldino contava histórias de quando ele era jovem. Reunidos na sala, a luz de velas, minha mãe tremia de medo ao ouvir o causo da Luz Mal Assombrada.
    Diz a Lenda que uma luz acompanhava de longe os cavaleiros que rondavam a região nas noites estreladas e de lua cheia. Muitos deles ficavam amedrontados e não saiam sozinhos, temendo a assombração.
    Um dia um cavaleiro audacioso, que se dizia muito valente, viu a lua grande no céu saiu de sua casa sozinho, dizendo que ia se encontrar com a luz misteriosa.
    Andou bastante em direção ao lugar que a Luz aparecia, estava curioso para descobrir aquele mistério. Assim que chegou, a Luz montou na sua garupa e nesse momento o homem desmaiou.
    No outro dia quando o encontraram caído no meio do pasto souberam o que havia acontecido. Pensaram que ele estava sonhando, mas depois descobriram que era tudo verdade, pois acharam seu cavalo com o lombo todo queimado. Assim ninguém mais se aventurou a procurar e nem chegar perto da misteriosa Luz.
 
         
  *Geraldino foi meu bisavô materno 
                                                (Henrique Miguel)
 


 
*Nota: Meus amigos do Recanto das Letras. Devido ao trabalho e a um curso que faço, não estou conseguindo visitar e ler as páginas de todos. Peço desculpas. Espero colocar as leituras em dia ainda este mês. Um grande abraço a todos vocês que sempre me incentivam.


   
      
Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 03/09/2012
Reeditado em 18/10/2012
Código do texto: T3863581
Classificação de conteúdo: seguro