O CUMPADRE DE UM VOTO SÓ

- Vai votá na eleição cumpade?

- Sei não. To achano essas lei eleitorar errada, intende?

- Caos de quê cumpade?

- Uai, esse tanto de candidato quessas promessa boa e nóis só pode votá num! Tá errado, num tá?

- Quê que esse povo tá prometeno cumpade?

- Teve um cadidato a prefeito que falo que si ganhá leva minha fia prum concurso de beleza lá na capitar.

- Antão vota nesse.

- Mais o oto garante que mia fia ganha o tar concurso, cridita?

- Antão vota nesse. Mais tem medo não? Dexá sua fia saí presse mundão?

- O cabra é tão bão que falô que faiz questão de minha fia ficá no hoter junto dele.

- Antão vota nesse.

- Mais pareceu um tercero...

- Qualé a promessa do maledito?

- Além da hospedage nos preparativo pro concurso, no dia do dito manda me buscá pra sê jurado.

- De morte?

- E os candidato a vereança! Tinha que tê direito de pelo menos uns cem voto pra gradecê tanta bondade.

- Quê quesses candidato anda te prometeno cumpade?

- Uai, um falô que se ponte quebrá ele ruma de noite, oto prometeu um caminhão pra aguá as istrada todo santo dia de seca, oto falo que nos dia de chuva vai mandá um tar de licópitero pra buscá nóis mode i na cidade.

- Eta povo bão cumpade, num tinha que votá nes tudo?

- Oto da cidade falo que nunca mais fartá remedinho pros veio na farmácia populá, se cuntecê de pobre morrê por farta do remédio, vai sê interrado de graça, pensa bem!

- Povo bão cumpade.

- Tem mais! Uns prometeu que os jornar vai podê falá quando os trem num tivé certo. Pensa bem! Nóis tê modo de falá quando num tive funcionano?

- Cumé cocê vai fazê intão cumpade?

- Uai, acho que num vô nem votá. Pensa bem, se posso traí esse povo tudo cumpade? Posso não. Ô voto nes tudo ou num voto in ninguém.

- Certo cumpade. No dia da eleição cê faiz uma novena cum todos os santinhos e reza pres tudo ganhá...

- Mais aí nossa vida vai virá um paraíso cumpade?

- Ce num dexô caba de falá...

- ...

- Esse povo tinha que tê inté vergonha de ficá fazeno promessa cumpade. Ês entra lá e num faiz é nada memo sô! Só vai no banco recebê os cobre limpinho, limpinho...

- ...

- E nóis trabaiano, trabaiano, cansadinho, cansadinho...

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 15/09/2012
Código do texto: T3883243
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.