UM BOI QUE VIROU FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Esse causo eu li no recanto das letras e me esqueci o nome do autor; peço a ele mil desculpas pela dublagem, mas eu gostei tanto que vou contar do meu jeito. Penso que em época de eleições Brasil a fora, tudo é válido para tentar, repito, tentar inibir as falcatruas políticas

Isso aconteceu lá nos cafundó das Minas Gerais. Naqueles pequenos municípios onde o prefeito sabe até quantas vacas seus eleitores tem. Tinha um produtor desses que tinha um boi afamado pela qualidade de suas crias. Toda a vez que o prefeito andava por aquelas bandas tinha outro produtor na estrada tocando uma vaca para apanhar cria do tal de Pavão (nome do boi). O boi foi ficando tão famoso que quando o prefeito foi num leilão em uma cidade vizinha escutou o leiloeiro dizer: Quem dá mais, quem dá mais? Essa vaca girolando está prenha do Pavão!

O prefeito voltou para sua cidade comentando com seu secretário de finanças que deveriam arrumar um jeito de adquirir o tal Pavão porque ele poderia dar muita “renda” ao município. Acordaram cedo e rumaram em direção a propriedade de Seu Dilermino, proprietário do bicho. Homem tinhoso, no primeiro cafezinho já avisou que o boi estava compromissado por dois meses. Ao longe, no curral, o Pavão lambia mais uma vítima.

Mas o prefeito, mais tinhoso ainda, dizia ao Seu Dilermino que a prefeitura estava com sérios problemas financeiros e o boi poderia ser uma renda para cobrir gastos com as estradas, mata burros... Se não pudesse doar o bicho, poderia vender ele por um preço acessível à tão dificultada prefeitura em manter os serviços básicos. Depois de uns goles de cachaça, um frango caipira com quiabo; o Pavão foi arrematado por dez bezerros que o povo deu para o Santo Marte e o padre deixava nos pastos do santo prefeito. Mas tudo “era para uma boa causa”, dizia o prefeito. "A igreja estava precisando de umas reformas... Quem sabe com o Pavão trabalhando na prefeitura..."

E o prefeito fez uma propaganda do boi como se fosse campanha eleitoral. “Eleitor amigo, conterrâneo abençoado, se sua vaca está nos dias de apanhar cria, leve para o Pavão; além de procriar uma boa raça você ainda ajudará o município em consertar sua própria estrada.

O bicho, tão acostumado a procurar seu alimento em concorridos pastos, abanando o rabo para espantar moscas do berne e batendo as patas no chão para não deixar carrapato subir, se deparou com uma baia cinco estrelas que nem mosca entrava. Ração, sombra e água fresca.

Aí, aconteceu um problema muito sério depois que o Pavão começou ter vida mole. O proprietário pagava o secretário e colocava a vaca na baia. O bicho vinha, lambia a amada e nada! Ela não está na hora! Berrava o secretário. Veio mais uma, duas, três e nada. O Pavão só remoendo...

O prefeito começou a ficar preocupado em ter perdido o investimento do Santo Marte e fez vir lá da capital um veterinário famoso em reprodução animal. Exame completo e tudo perfeito com o boi.

- Como é que eu faço? Perguntava o desesperado prefeito.

- Quem sabe se o senhor o deixar pegar uns bernes, uns carrapatos...

- Mas isso vai pegar mal porque afinal de contas ele tem um cargo de confiança! Respondia o prefeito.

- Posso ser sincero? Perguntava o veterinário.

- Pode. Respondia o sofrido prefeito.

- O problema do boi foi que o senhor deu a ele um cargo de confiança e ele só vai trabalhar se tiver muita, muinta, mais muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiinta vontade!

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo e NÃO SEI
Enviado por Zeduardo em 22/09/2012
Código do texto: T3895314
Classificação de conteúdo: seguro