O Caso do Ad Vacilorum Enrabadus Est

I

As citações latinas são bastante utilizadas no direito, tanto em salas de audiência quanto em petições ou requerimentos elaborados pelos doutos advogados trabalhistas. É muito comum, por exemplo, o uso da expressão “data vênia” que literalmente significa “com a devida vênia” ou “com o devido respeito”.

Esta é uma expressão respeitosa com que um advogado frequentemente principia uma argumentação ou opinião diferente da expressa por outra pessoa, jurista, advogado ou juiz. É uma fórmula de cortesia que se tornou comum no mundo jurídico. Uma forma de enfatizar o pedido é dizer "data máxima venia", que seria "dada a devida licença" ou "dada a devida permissão".

O presente caso narra a história onde um advogado resolveu inovar a linguagem jurídica se utilizando das expressões latinas. Ou quase.

II

Dá entrada na sala dos estagiários de um grande escritório de advocacia de Belo Horizonte o mais antigo dos advogados, o Dr. Messias. Com um gesto lento e preciso, retira os óculos do rosto cansado e os coloca sobre a mesa mais próxima.

Em seguida se dirige com voz grave aos subordinados.

Informa-lhes que por culpa exclusiva de um deles, o escritório houvera perdido importante prazo recursal em determinado processo trabalhista. E que esse alguém teria que pagar e arcar com isso, sendo certamente um dos estagiários presentes naquele momento. Só restava informar quem fora o mentecapto que fizera aquilo.

Os estagiários se entreolharam preocupados, aflitos, e se culpando uns aos outros.

Então - ostentando toda a sabedoria perante seus discípulos - o mais antigo advogado do escritório explica aos jovens trabalhadores a pena a que serão submetidos, uma vez que a falha de um deles certamente atingirá os demais, bem como ao escritório como um todo.

Ele então diz no seu latim literalmente vulgar, cujo o significado os leitores podem logo imaginar:

- Ad Vacilorum Enrabadus Est.

Todos se entreolham outra vez bastante apreensivos. Seus rostos se encontram agora definitivamente preocupados e extensas rugas surgem nas faces cansadas.

Deve ter sido algo realmente bastante sério – pensa um dos estagiários - para que o colega mais velho tenha chegado a se utilizar de uma citação latina como grave reprimenda.

Nesse momento, porém, ouve-se sonora risada proveniente do fundo da sala. Era a Dra. Beatriz, outra advogada do escritório:

- Passando trote na turma de novo, Dr. Messias? O senhor não se cansa disso...? Todo ano a mesma coisa! Ainda mais com esse seu latim tão estranho...