O Impasse.

A história da Comunidade da Pedreira Prado Lopes Belo Horizonte MG.

O cidadão comum, ao participar dos movimentos populares sente-se útil e importante, pois tem vez e voz para melhorar o bairro, a cidade, o estado e o Brasil. Os conhecimentos inseridos nos debates nos alimentam para a melhoria de uma vivência coletiva saudável. Certa vez, participando de uma reunião onde discutiam os problemas dos sem casa e como ocupar terrenos ociosos, surgiram relatos de ocupações bem sucedidas e outras de acentuados fracassos,às vezes com feridos e mortes, geralmente, nas tais reintegrações de posse. Havia relatos dramáticos e outros bem atípicos. Por exemplo, o de um senhor que morou muitos anos na comunidade da Pedreira Prado Lopes. Os grã-finos, termo do referido senhor, incomodados com o crescimento de moradores em moradias toscas, isso lá nos anos 50, formaram uma comissão e foram ao Rio de Janeiro pedir à família Prado Lopes, que entrasse com pedido de reintegração de posse. Os Lopes concordaram, mas com uma condição: que à comissão garantisse a reintegração dos terrenos onde localizam o Departamento de Investigações, o conjunto IAPI e o Hospital Odilon Behrms. A malfadada comissão colocou à viola no saco e voltou murchinha. Expulsar pobres é fácil, mas com os poderosos o buraco é mais embaixo. E, nesse caso, dominantes e dominados eram invasores. À essa situação à gramática chama de impasse, que dura até hoje.

Lair Estanislau Alves.