A pedido de nosso estimado Primeiro Ministro que pediu-me publicar algo no Reino, tive o prazer de oferecer a S.Excia. um conto o qual trabalho atualmente. Constam 13 capítulos (3x por semana) ainda sem o título definitivo.
Não se deixe levar pela austeridade inicial; no decorrer, verão que a coisa pouco a pouco vai ganhando ares do espirituoso clima de escracho e alegria que tão bem caracteriza nosso querido Reino.
Espero que gostem.
Fernandovisky Morayev - Conde dos Abacaxis do Reino de Gorobixaba




A GRANJA DO...

                                 Capítulo I

Antes que o velho Tuta batesse as botas, afligia-o, em sua extrema pobreza, o fato de nada possuir para deixar ao filho que não fosse um garnisé criado com dedicada afeição. A idade avançada cobra-lhe insistente o tempo, à medida que as enfermidades o joga na cama. Chama o filho.

--- Bem sabes que não duro muito... a visão do túmulo já me é familiar e eu, como pai, sinto não poder te deixar nenhum bem de valor considerável. Deixo-te, porém, algo de inestimável valor para mim: o meu querido e inseparável companheiro garnisé!... Chame-o Quinzim... é como o tenho chamado. Dito, lágrimas desceram-lhe olhos abaixo.
 Passou, pois, a pequena ave ao herdeiro após minuciosas recomendações sentimentais que o ligava a ave. Na manhã seguinte morreu aliviado.
Levou, pois, o filho pesaroso, o presente paternalmente recomendado, soltando-o ao meio da sua modesta propriedade na qual  vivia cercado de alguns leitões e pouco mais que duas dúzias de vistosas e vigorosas galinhas a regalarem dois atléticos galos índios. Eram os únicos viventes da granja.
Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 07/02/2013
Reeditado em 08/02/2013
Código do texto: T4128859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.