Mais Uma De Zé Diogo !

Aqui no RL, jé tenho umas duas ou três obras que falo do meu querido amigo , Zé Diogo.

Mas sempre que venho, tenho um causo interessante para contar .

Somente descrever o perfil do meu amigo, não dá para retratá-lo da forma que ele realmente é !

Eu o chamo por preto velho. Rsrs. E ele dá boas gargalhadas.

Olhar para ele, é ver parte da nossa história.

Um negro alto, corpo esbelto, barba bem branquinha, sempre com o seu chapeu na cabeça, e bengala na mão.

Considero Zé Diogo, um dos homens mais sábios da nossa cidade.

Morei durante dez anos em uma das Ruas da nossa cidade, e ali era o caminho do Zé Diogo.

Sempre preocupado comigo, e com as pessoas que ele julgava serem verdadeiros amigos.

E ontem tive o prazer de ter mais uma prosa muito interessante com o meu amigo.

Ao me ver, ele já abriu um largo sorriso.

De repente ele me perguntou : _" Como vai o gatão " ?

Hábito que sempre teve ao me encontrar.

Falei que não sabia...

E novamente ele me pergunta : _ " Mas como ? Vocês não vivem na mesma casa " ?

Respondi-lhe que não.

Contei-lhe um pouco da minha vida... E nessa hora, eu vi a tristeza no olhar do meu amigo.

E num rompante ele me disse : _" Dona Maria, tem coisa ai !

Sorri para ele , e disse que não.

Resolvi então me fazer de boba e perguntei a ele:

O que você acha que tem Zé Diogo ?

Ele levou a mão ao peito, e me disse que anda sentindo uma dores estranhas no coração...

Fiquei um pouco espantada com a suposta dor que ele disse estar sentindo.

Mas ele continuou a falar.

" Olha Dona Maria ! Eu convivi muitos anos com vocês dois, e sempre vi um casal bonito.

Não tenho dúvidas de que aconteceu uma armadilha para separar vocês " !

Novamente eu lhe perguntei:_ Que armadilha, Zé ?

E ele me disse:_ Sabe, Dona Maria ?

Outro dia me perguntaram se eu acreditava em demônio e inferno...

E eu respondi que demônio , são as pessoas más que vivem aqui, e que tentam de toda forma acabar com a alegria das pessoas...

E que inferno, é um buraquinho feito no chão, onde jogam o corpo dos que morrem, e depois entopem com terra " !

E Zé Diogo continuou a falar :_" A Senhora não viu quantos filhos meus já foram entupidos com terra " ?

"E quantos demônios tinham juntos deles, enquanto estavam aqui " ?

" A Senhora entende como é ver um filho ser enterrado aos trinta e cico anos, vitimados pela cachaça " ?

" Até eu fui um demônio na vida dos meus filhos , pois eu também era um alcólotra " !

Eles herdaram o meu vício " !

" Vício que só parei, na hora que percebi que eu tinha filhos para criar " !

Mas já era tarde, Dona Maria " !

Me despedi do meu amigo Zé Diogo, e voltei para minha casa, a pensar nas palavras que ele me disse.

Se teve alguma armadilha, eu não sei !

O que sei, é estou começando a tentar me recompor !

Seguir a minha vida, de cabeça erguida !

E sempre a lutar pelos meus ideais, e minhas crianças.

Crianças que não abro mão de livrá-las dos demônios !

E mais uma vez, aprendi uma lição com o meu amigo Zé Diogo !

O homem que tem sabedoria para driblar suas tristezas !

Maria Lamanna

Rio Preto_MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 21/02/2013
Código do texto: T4152711
Classificação de conteúdo: seguro