A GRANJA DO...               
                                               Cap. VIII


Permitido esse refresco às galinhas, hão de perguntarem: “E os galos?”
Bem, o galinho aborrecido e ressentido com a sova e com a recusa de expor os culpados na reunião das galinhas, retirou-se a um recanto próximo, mandando às favas o que dali saísse. Os primitivos não. Receosos com o resultado da reunião acercaram-se do galinheiro;  à vista das participantes saindo, procuraram contatar alguém de  confiança. Animaram-se por saber que os depoimentos iniciais lhes eram favoráveis.
Os minutos foram inexoráveis. Enfim, alguém apareceu; sinete na mão alertava as folgadas companheiras que o plenário requeria suas presenças.
Acomodadas, a líder aparente reiniciou os depoimentos.
--- Alguém mais se apresenta a depor favorável aos galos primitivos? Por  instante os olhares se cruzaram; um silêncio inusitado se fez notar, mas ninguém levantou as asas.
--- Muito bem! Prosseguiu a líder aparente.
---... Agora vamos a pergunta seguinte: quem está indiferente ao caso?
Isolado, certo grupinho se manifestou. Dali, disseram nada ter contra um nem tampouco aos outros; antes de tudo, porém, se sentiam bem com o pequeno e com os grandalhões; já o problema do mercado não era com elas, muito menos essa história de aberração. Que se danasse o granjeiro que, inacreditavelmente, se entregara apaixonado aos braços de Morfeu. Dormia qual uma pedra!
--- Que se proceda o registro delas... E agora caríssimas, as simpatizantes do garnisé.
Bem, aí acordaram o granjeiro. A fuzarca aflorou! Mais de dez pares de asas se ergueram efusivas e ouvia-se o cacarejar de algumas a gritar: galinho! galinho! galinhôôô!
--- Ordem!... Ordem no recinto, por favor!... Agora quero fatos, depoimentos e não balbúrdia... estão entendendo?
Dado o “esporro” a líder aparente puxou a secretária nomeada e confidenciou-lhe ao ouvido: Parece um bando de vadias! A Secretária nomeada por livre e espontânea pressão abriu o bico espantada.
Serenados os ânimos todas, circunspectas, sentiam o olhar pesado da líder,--- já não tão aparente assim,--- passear por cima delas; por fim, sua voz tirou-as do transe.
--- Vamos em frente!... Você aí, Claudete, o que tem a nos dizer.
Claudete, coitadinha, é uma galinha bem rodada, em outras palavras significa que teve mais contatos com os galos primitivos; reservada, personalidade volúvel, levantou as asas indo com a maioria, é a típica Maria vai com as outras. Claudete, trêmula, bateu o bico.
--- Olha, pessoal... o que é que eu tenho de falar mesmo?
--- Claudete! Ó Claudete!... você levantou as asas para dar seu depoimento ao garnisé, lembra-se?... É isso, vamos!
--- Ah, o garnisé, certo... olha, o que me lembro é que na época dos galos daqui eu vivia perdendo penas dos lados... seus pés desajeitados, sabe... é isso... tem mais? Silenciou confusa.
--- Creio que não... vamos em frente. Ordenou a líder.
--- ... Muito bem, muito bem, vejamos... você aí ,Vanusa Aurélia, pode falar.
Vanusa Aurélia Sabina e Andrade é uma das intelectuais do grupo;
dona de um curriculum invejável tem, no Pós-Doutorado em Sociologia, um trunfo a ser respeitado entre a comunidade.
 Ajeitou o pince nez sobre os olhos, pendendo a corrente sobre a crista. Não se fez rogada.
--- Sras. da Mesa Diretora, (voltou os olhos em direção onde o granjeiro se encontrava quase a dormir de novo) caras colegas. A questão que nos traz aqui é deveras séria por envolver duas vertentes de inestimável valor para nós: eu diria que a qualidade da produção para o mercado deve ser levada em conta, pois, como sabemos, ela é responsável em parte pelo nosso sustento...  
A essa altura a líder coçou a crista com a lenga lenga,  ao passo que bom número de galinhas dava mostras de impaciência nos bancos.
---... por outro lado, --- continuou Vanusa Aurélia ---  devo confessar que fico bem mais confortável botando os ovinhos do garnisé, considerando que as fibras musculares da minha região anal são bastante sensíveis aos volumes ovais. Sendo assim, a contratura do meu fiofó é menos exigida, compreendem...
Nunca uma dor no fiofó alheio doeu tanto, quanto doeu nos fiofós da platéia. Agora sim, houve um murmúrio de aprovação dando azo a que Vanusa Aurélia Sabina e Andrade terminasse.
--- ... A outra vertente, a que devo me referir, trata-se da questão emocional. Os galos primitivos, pesadões, grosseirões tem desvirginado franguinhas sem o menor preparo psicológico e físico, condições sumamente necessárias para a iniciação; caso contrário,
trata-se de atos selvagens e imprudentes; vejam quantas companheiras estão aí, em maus lençóis, vitimadas pela brutalidade... Quantas estão inutilizadas temporariamente com a coisa rasgada... Pelo exposto, de sã consciência, o meu voto requer a permanência da atuação do pequeno, e mais: que se proceda a reciclagem dos modos dos galos primitivos junto a nós... É o que tenho a dizer.
Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 26/02/2013
Código do texto: T4160278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.