Procurei no dicionário o significado de fuzuê, e não encontrei. Perguntei para a minha professora, pra meu pai, pra minha mãe e ninguém sabia me dar uma resposta precisa! 
Alguém sabe o que é fuzuê? Eu não sei.
Só sei dizer que fuzuê era a casa da Chica em época de festas! Principalmente as de fim de ano!
E eu, que adorava ver a Chica no meio daquela bagunça, também entrava de cabeça, para xeretar tudo que meus olhos e ouvidos tinham direito!
Para mim não existia divertimento melhor que a casa da Chica no meio de todos aqueles panos.
Hoje compreendo que quem não nasceu para ser fofoqueira, nunca será uma, porque ali a fofoca corria solta!
E foi num desses dias de muito movimento que o marido da Chica rodou a baiana!
E colocou as freguesas da Chica de porta a fora.
Vamos acabar com esse fuzuê, dentro da minha casa.
Deixem esta coitada dessa mulher em paz!
Deixem ela trabalhar sossegada, senão a partir de hoje aqui dentro não entra nunca mais uma pessoa com um pacote de tecido na mão!
Foi isto que ouvi, e como era a protetora da Chica, dei salva de palmas! Em pensamentos é claro, pois a Chica estava se desmanchando em lágrimas de tanto desgosto!
Até lembro quando ele deu o seu ultimato!
Ou essa máquina velha ou eu, dentro dessa casa! Só lembro mesmo que a Chica deu preferência a sua máquina!
E tudo isto era uma história sem fim dentro da minha cabeça.
O ouvido da minha mãe era quem pagava o pato:
- Mamãe, o que é fuzuê!
O marido da Chica falou que a casa dela era um fuzuê!
- Mamãe, a senhora já viu a mulher trocar o marido por uma máquina?
A Chica falou que vai trocar o marido por aquela máquina velha!
- Se fosse pelo menos por uma nova! 
E a minha preocupação do dia seguinte era não encontrar mais a Chica!
Mas, para minha alegria, antes de sair para escola, dei uma passada por lá e encontrei os dois sentados na mesa tomando café!
Dei uma olhada e antes de tomar o meu destino perguntei:
- Chica, o que é fuzuê!

- Depois eu explico, disse ela! E fui pra escola!
Emedelu
Enviado por Emedelu em 27/03/2013
Código do texto: T4211088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.