MAIS UMA DO CAIPIRA MENTIROSO

Carola como já citei no conto anterior, foi um especialista, e se tornou no campeão de mentiras em nossa comunidade.

Em épocas passadas sem os privilégios atuais no meio de comunicação, geralmente na praça central de uma vila ou um povoado qualquer, o ponto comercial mais movimentado se tornava referencia para os forasteiros em busca de informações a respeito das pessoas com as quais tratariam de seus negócios.

Carola deitava e rolava tirando proveito desta situação, serrando doses pinga em troca de informações. Não raras vezes o comerciante interferiu por informações falsas repassadas por ele.

Havia na venda do Milton um modelo de telefone antigo afixado na parede peça de museu, uma relíquia, que foi colocado para matar a curiosidade de quem não conhecia aparelho telefônico.

Vez por outra carola acionava a monhequinha do aparelho e conversava com seus personagens imaginários por longo tempo, mentido a si mesmo.

Certa ocasião ao voltar de uma internação, hospitalizado que fora, por uma insuficiência pulmonar. La estava ele ao telefone argumentando ser impossível realizar a cirurgia na data exigida. Afirmando que o médico teria que esperá-lo mais uma emana. Perguntaram-lhe do que se tratava de peito estufado, ele respondeu:

--O DR. Miguel ieu falei pra num marca a cirurgia sem sabê de mim quando ieu pudia í, eltemô agora tá lá apertado num tem quem ajuda-, essa semana num vô não... Quero discançá!

--Tá cum febre de novo carola?--, esse telefone nem fio têm cara!

-- Oceis num sabe de nada nem curversa num telefone, ieu falano cum home importante, ocê qui num vale de nada que sabê mais quiieu? Ieu não tava duente coisaninhua!

-- Uai ocê numa tava internado homem?

-- Ieu internado ocêis cunversa dimais, ieu tava fazeno curso mode ajudá os medico fazê operação, vim cá arrumá meus trem tô vortano, tô só isperano o dotor mintelefonà tem um monte operação pras nois fazê semana que entra.

--Conta ôta carola qui telefone o quê donde qui tem telefone aqui?

-- Aqui cê num taveno, ieu telefonano cuele namão... Direto ieu telefono pra onde ieu quero oceis qui num sabe de nada morre de inveja de mim, veve ai num sai pabanda niuma, cunhece só essa merda de lugá... Agora ieu não, sô cabra viajado, sô infermero formado!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 13/05/2013
Reeditado em 13/05/2013
Código do texto: T4288306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.