Tropeçando na calçada

Na minha cidade, pro modi das conveniença num vô dizê donde é, tinha um vigaro já um tanto passado, que no confessonaro sempre arecebia as mué pra modi se confessá. Ele ficava muito procupado cuns pecado delas:

- Sô vigaro, vim me confessá! (dizia a muié).

- Fale minha filha ...

- Sô vigaro eu traí meu marido. Traí sô vigaro!

O vigaro dizia que aquilo era pecado e mandava a pecadora rezá deiz ave-maria, deiz pai nosso e correr o terço treis veiz antes de deitar e oiando pro seu marido.

A pecadora saia e entrava outra muié para se confessá:

- Sô vigaro, vim me confessá!

- Fale minha filha ...

- Sô vigaro eu traí meu marido. Traí memo! Só hoje fôru duas veiz!

O vigaro dizia que aquilo era pecado e mandava a pecadora rezá deiz ave-maria, deiz pai nosso e correr o terço treis veiz antes de deitar e oiando pro seu marido.

A pecadora saia e entrava outra muié para se confessá:

- Sô vigaro, vim me confessá!

- Fale minha filha ...

- Sô vigaro eu traí meu marido. Só hoje fôro duas veiz e ontem uma!

O vigaro, já aborrecido com a situação disse que aquilo era pecado e mando a pecadora rezá deiz ave-maria, deiz pai nosso e correr o terço treis veiz antes de deitá e oiando pro seu marido..

O vigaro já cansado de tanta pecação iguá, dispois de dá um esbregue danado, disse à pecadora que aquela história já tava ficano muito chata e disse a ela pra, caso vortasse, dissesse que tropeçô na carçada, pois arguém havia de iscutá ela dizeno que traiu o marido e poderia criá um problema séro na família, inté morte!

E ancimo vigaro foi falano com todas as muiés que traiam o marido.

O vigaro então começou só escutar ... “sô vigaro eu tropecei na carçada”...

- Sô vigaro, vim se confessá

- Fale minha filha ...

- Sô vigaro eu tropecei na carçada.

- Quantas veiz hoje? Perguntou o vigaro.

- Uma só sô vigaro.

- Minha filha reze deiz ave-maria, deiz pai nosso e correr o terço treis veiz antes de deitá e oiando pro seu marido.

Um dia o sô vigaro morreu ...

Um dia o sô vigaro morreu. Logo mandaro otro pra cidade e no primeiro dia de confessonaro, o vigaro chegano na igreja se assusto cum tamanha fila só de muié.

Entrô, se preparô, foi pro confessonaro, abriu a cortininha e logo a primeira muié:

- Sô vigaro eu quero me confessá!

- Qual seu pecado, minha filha? (perguntou o vigaro)

- Sô vigaro eu tropecei na carçada e foi uma tropeçada e tanto!

- Minha filha, isso num é pecado. Isso acontece! Dueu?

- Nossa, dueu mais foi bão!

- Antão minha filha, isto num é pecado, mas reze um pouco para miorá os esprito.

A muié saiu e logo veio otra.

- Sô vigaro eu quero me confessá!

- Qual seu pecado, minha filha? (perguntou o vigaro)

- Sô vigaro eu tropecei na carçada duas veiz hoje.

- Minha filha, isso num é pecado. Todo mundo pode tropeçá na carçada! Tropeço e caiu? Ou só cato cavaco?

- Na primeira foi sentada sô vigaro! Mas na segunda foi cuns juelho no chão ...

- Coitada ... Antão minha filha, isto num é pecado, mas reze um pouco pra miorá seu esprito.

E aí foi quase o confessonaro todo ancim!

Naquele dia o vigaro ficô revortado com o que ele tava de escutano.

No dia seguinte, quano o vigaro foi na prefeitura para modi recebê as boa vinda do município, tavam lá o prefeito, o vice, o delegado, o presidente da câmara, os secretaro, os vereadô, os representante das comunidade e os puxa-saco.

Na hora do vigaro falá, ele foi logo cramano da prefeitura por causo de que as carçada da cidade tava tudo quebrada e esburacada:

- Quero protestá em nome da igreja e da comunidade que é um absurdo a prefeitura num cuidá das carçada da cidade que tão tudo provocano acidente, principarmente cas muiés, que toda hora clamava que tava de tropeçano nas carçada.

A esta artura a cidade toda já sabia o que era “tropeçá na carçada” e os presente tudo começaro a ri e tapiá do vigaro.

Irritado, o vigaro esbravejo:

- Ta rino de que sô secretáro! Sua muié onti tropeçô duas veiz! E vancê sô prefeito a sua muié tropeçou só hoje treis veiz, uma delas ela caiu de juelho e inté achô bão! ...

Foi um pandemônio... E uma baita confusão... Inté hoje as muié de lá tropeça nas carçada! Memo a prefeitura mandano consertá tudo, mas num tem jeito. As muié de lá gosta memo é de tropeçá!