Pau que nasce torto...

Coroné Bento Silva tinha uma filha que era a riqueza do lugá. Uma potranca de deixá os home tudo babano, Um lombão muito preciado e espiado por tudo quanto é home da cidade.

A muié dele era cão. Mandona, brava que nem vaca parida. Era o macho da casa. Num tia jeito de miorá e o Coroné Bento sofria o diabo ca muié.

Um dia, chegano da cidade grande, o primo Basílio ... aqueles primos longe, que tamanha a distânça nem primo é mais ... Veio pidi a sinhazinha em casamento, pois nos antigamente o Coroné tinha prometido ao pai do Basílio a mão da sinhazinha.

O coroné foi logo dizeno pro primo:

- Vancê tem certeza que quer casá com minha filha. Ela é brava, é chata , e vai ser o macho da casa que nem a mãe. Eu já não sei o que fazer com a minha muié e nem sei o que vai ser da minha filha de tão más que são.

- Pode deixar coroné! Eu vim pra levar sua filha comigo e vou se casá com ela.Vou cuidá dela. Incrusivi cumprei inté um ranchinho há umas duas horas de cavalo daqui para nóis. Eu vou levar sinhazinha mais eu pra lá!

- Ê mula teimosa sô! Vô repetir primo. Vanê tem certeza que quer casá com minha filha ... vancê deveria e pensá mio!

- Quero sim coroné!

E assim foi. O casamento foi na fazenda do Coroné,. Festa difícil, cumpricada, as duas mandano no pai, no noivo, nos empregado, nos convidado, uma confusão danada.

Dia seguinte, os casarzinho foro pro rancho, ele num Manga Larga forte e parrudo e ela numa éguinha tamém muito bonita.

Foro cavaldano. Ele cum toda paciença e ela falano pelus cutuvelo, dizeno que queria a casa ancim, que o quarto tinha que ser assado, que ele tinha que prantá isso e aquilo e que tudo tinha que ser do jeitinho que ela queria.

De repente a eguinha trupicou e quase jogou a sinhazinha no chão ...

E fôro cavalgano e a sinhazinha encheno os ouvido e as paciênça do primo, quano a equinha trupicou pela segunda veiz e quase jogou sinhazinha no chão.

E foro cavalgano, o primo já nun guentava tamanha chatice quano a eguinha trupicou a terceira veiz e derrubou sinhazinha.

Dê uma só virada, o primo catou o revorve da cinta e lascou trêis tiro equinha e matou a bichinha.

Sinhazinha ficou pavorada ... quano o primo falô:

É ancim que sou. Tenho uns repente que quano me irrito, se apoquento, resorvo logo tudo na bala! E E pega tuas coisas e vem andano atráiss de mim. Dispôs mando os pião enterrá o animá ... e vamo logo! Anda! Anda logo sua preguiçosa!

Daí pra frente sinhazinha virou um doce de muié, um anjinho ancim que ninguém pode inté imaginá!

Um dia, o casal foi visitá o coroné, que veno a filha chegá, educada, carma, prestativa, perguntano em tudo quanto é hora se o marido tava bem, se queria água, se queria uma bebida ... portanto totalmente diferente da mãe ...

Curioso, o coroné perguntou pro primo qual que tinha sido o acontecido ...

O primo Basílio explicou o que aconteceu ... E o coroné ficô tudo animado cum as oportunidade de cunsertá a muié.

O dia foi bão demais pros casalzinho novo e um inferno pro coroné, pois sua muié era o cão chupano manga... Verde ... azeda ...

O coroné certo dia convidou a muié pra ir inté o rancho da filha. Fôro a cavalo....

A mulher muntou numa égua e foi recrmano de tudo e mandano cumo de custume.

- Olha pra frente. Pux a rédea pra lá. Vê se não iconsta na minha égua. Olha o outro cavalo que vem lá, você está muito para a esquerda ... chega mais para cá ... cuidado com a curva ... olha o meio fio ... buzina ... buzina ...

Desliga o rádio ou muda de música .... Ups ... esqueci quetô na roça ...

De repente a égua deu uma trupicada, derrubou a muié e o coroné, já sabedor da tática do primo, pegou o revorve e mandou três tiros na égua e matou a bicha.

- O que é isso home, tá maluco, tá doido, tá o quê? Surto home ...

- Eu sou ancim memo! Tenho esses repente quano fico brabo!

- Tem repente nada seu bosta, vancê nuca de deu esses chiliqui! Desce desse cavalo, vamo...

A mulher já bufano de réiva, babano pelos canto das boca, montou no cavalo do coroné:

- Agora pegue tudo o que está no chão, incrusive a sela da minha égua que vancê matô, ponha nas costas e me segue até em na casa da minha filha ... ... repente! Vamos logo seu istrupíço ...

O Coroné muito brabo, achô que seu primo tinha é enganado ele e foi pra casa da filha bufano de réiva e chego mortinho ...

Até hoje tem réiva do primo Basílio!!!