Histórias do Lago Grande

Autor: José Gomes Paes

Em: 06/06/2013

Desde curumim que te conheço, foi meu pai que me apresentou a ti. Ele disse: “Meu filho, como te falei este é o Lago Grande, rico em variedades de peixes. Donde eu tirei muitos peixes e caças, que serviu para nos alimentar. Não é tão grande a primeira vista, é grande por esconder muitos mistérios. Nos aningais, Igapós e Barrancos, Enseadas, Pastos e Matupás e acolher tantas diversidades de peixes. Pirarucu, Tambaqui, Aruanã. Tucunaré, Cara-Açu, Curimatã, Pacu, Piranha e Matrinxã. E animais como Capivaras, Patos, Jacarés, pássaros como Alencorne e Garça, Socó Boi, Ariramba e Piaçoca, Coró-coró, Maçarico e Mergulhão.

Não tenhas medo filho, tem Sucuriju, Poraquê e Muçu, Formiga de fogo, Carapanã. Tem o rio com água doce fria que podes beber a vontade, é filtrada pelo capim da beirada do lago.

Se chegar a noite, filho, não te apavoras, ata a tua rede nos galhos daquele Apuizeiro que fica na beira do Lago que é forte e vai te acolher e amparar. Embrulha-te com este Lençol que por muito tempo eu usei para me proteger do frio.

Quando escurecer ouvirá muitas cantigas dos sapos como se fosse uma orquestra, o barulho dos Jacarés se acasalando, mas tenha coragem. Pode usar está Lanterna de 4 elementos que vou deixar para ti. Junto com está Espingarda Calibre 20 e mais 5 cartuchos, para te defender da Onça que pode aparecer. Não te assusta, só atira em ultimo caso.

Deixo também está Lamparina de Poronga junto com a Zagaia, podes porongá à noite, já pegas o peixe para o almoço de amanhã. Não matas peixe pequeno deixa-o crescer para que mais tarde não venha faltar.

Aqui tem também a Astia, o Arpão, os Caniços, Anzóis e Linha que podes precisar, aqui aparecem muitos peixes na arribação e fica mais fácil pescar.

A Cuia servirá para secares a canoa, que pode encher de água da chuva ou se aparecer alguma goteira. A lata pode colocar os cartuchos para proteger da chuva. A outra lata pode colocar um pouco de farinha e fósforo, um pouco de sal, uma colher e pimenta, que pode servir caso queira fazer um peixe assado na beira do Lago.

O Jápá é para de proteger da chuva, não é muito acolhedor, mas quebra o galho.

Está é minha canoa que me serviu muito durante esses anos, te dou de presente, filho. Mas quero te dar um conselho: Não abusa da natureza, trate-a bem, como se fosse um dom precioso que recebestes e que tem que cuidar e proteger.

Eu te desejo muitas felicidades, assim como eu fui feliz por todo esse tempo vivendo e pescando neste maravilhoso e precioso Lago Grande.

Pôxa Pai, ja se passaram tanto tempo, mas hoje meu Pai, gostaria de te dizer uma coisa muito importante, onde estiver sei que me ouvirás. Pai, por algum tempo eu vivi feliz como o Senhor viveu pescando neste Lago. Mas Pai, as coisas mudaram muito, isso tudo e muito mais que o Senhor me contou, não existe mais, inventaram uma Rede que pega tanto os peixes pequenos e grandes, invadiram o Lago Grande e estão acabando com tudo. Não há fiscalização, cansei de denunciar de nada adiantou, já fui ameaçado de morte, pelo dono dos barcos de pesca. Estou muito triste, mas Pai, não me canso de relatar o que o Senhor viveu e o que eu vivi pescando e me encantando com os mistérios do querido Lago Grande.

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 07/06/2013
Reeditado em 08/06/2013
Código do texto: T4329279
Classificação de conteúdo: seguro