O CAIPIRA NA PRIMEIRA NOITE DE CASADO

Então seu Zé Firmino conte-me essa historia como é que seu filho sendo um caipira como o senhor mesmo afirma subiu na vida e ficou tão rico a ponto de ser convidado pra se candidatar a um cargo tão importante na política.

--Ah foi cunvidado ma num aceito não, meu Bastião parece bobo maé danado de honesto num vai intra imeio de currupito ladrão sem vergonha digeito manera.

Bão ma tô falano isso pumode qui iscuitei da boca duns pescadô qui se imbarracaro aqui mode pescá, povo bão sô deu pra bastiana mais ieu, um tantão de coisa unstrem cagente nem cunhece direito. Ma eze quais morreu di ri do amigo do curonè, querê co curonè ponhasse meu fiiu, qui é seu genro, nessa camisa de setivara.

Meu fiiu foi criado nas beradas desse rio da grota funda, fazenda de coroné Mundico. Num sabe lê nem iscrevê cumè qui ia intra na tar di pulitica coisa de gente de cidade. Pra mode falá verdade, ele foi na cidade duas veiz na vida, a primeira no dia qui nois foi batiza ele, as dispois pamode casa.

Coronè era doido de paxão, cu tanto cu home era bão de sirviço, quando o sor apontava, o home já tinha feito um mundão de coisa. Ieu falava prele, só trabaiá e trabaiá fiiu, Voismicê tem qui se divirtí tumém

--Uai pai ma sinhô qué divertimento mió qui o trabaio agente adiverte inda ganha uns cobre mocomprá arguns trem.

Ieu inté tinha ua purga atrais da orêia Ca quer negoço de curoné cum bastião veis inquando pensava mar do coroné maginano cu ome tava era dismunhecano. Caquela paxão cu meu fiiu agradano cum tanto trem. -- Quando a Julieta a fia mais veia do coroné deu ponto mode casá, coroné mando chama ieu mais bastiana na casa grande da fazenda pamode prusiá, dizeno cu assunto era o Bastião, ieu inté maginei será cu meu fiiu féis carqué trem errado? Ma era nada disso, o ome quiria pidi a mão dele mocasá cafia dele a Julieta, vêssipodi meu fiiu casa cafia de coroné. Falei prele:

-- Ma coroné qui Bastião pode uferecê pra sua fia coroné?

-- Voismicê num apercebeu ainda o quanto ieu admiro o vosso fio Zé Firmino?

-- Ieu já matutei um montão de veiz pamode cu coronè ta sempre prifirino Bastião nos mei de tanto pião, ma daí coroné querê cê sogro de meu fiiu um caipira quimora num rancho de capim, cumê qui Julieta moça bem tratada vai sujeitá mora in cabana sem as chiqueza que tem custume?

-- Voismicê num Tá intendeno minha fia é pra casá cum ome de verdade ome trabaiadô, na redondeza num tem outo mió não, esse muleque de cidade ta de ôio só na minha riqueza.

-- voismicê qui sabe coroné, mai eu acho cumpricado sua fia e morá num rancho cum Bastião ieu fico intè cum dó dela.

-Mais eze vai mora é aqui cumigo mais Ca minha patroa na casa grande!

— Sei não, curoné ma acho qui voismicê vai dá cus burro nágua!

Bão ma ieu sempre obidici o cororè, afinar o ome é qui manda nesse mundão de sertão. Ieu num ia negá ua orde Del. Falei prele arresorvê mai Bastião.

Pois nadivê cum ome féis ua festança danada qui balangô inté os mato desse sertão. KKKKKKKKK. ...

--Ta rindo do que seu Zé?

--To alembrano da primeira noite cu Bastião druniu canoiva um cunticido danado de ingraçado. .

--Segredo ou o senhor pode contar pra gente?

-- Segredo nada os povo desse sertão aqui tudo sabe já intè ponharo pilido nu meu fiiu De Bastião canivete. KKKKKKKK... Foi assim, a patroa dona Maricota coitada incucada cu o qui pudia acunticê cafia ficô de butuca cu uvido pregado na porta Du quarto dos casadim de novo, mode sabê se tava ino tudo nos cunforme. Quando curoné apercebeu quela tava fazeno, tentano zoiá pu buraqim da fechadura danô dimais sentaro os dois na mesa, da copa mai curoné tumem tava cas barba de môio mêiu cabrero... Intonce Bastião cumeçô naquela gimura de longe dava mode iscutá, curoné rapava a guéla de tudo quera jeito e Bastião gemeno sem pára,quandé fé Bastião abriu a porta do quarto pulano num pé só e falô pu curonè.

-- impresta ai seu canivete mode ieu resorvê esse trem!

--Adonde foi cocê já viu rompê uma virgindade cum canivete Bastião?

--Uai curoné ieu quero canivete é mode cortá o cordão dessa danada da bota, tem meia hora qui tô gemeno pelajano mode dismarrá a bota desse pé, cu cordão cum nor cégo. E fica o sinhô sabeno qui Julieta né mai virge coisa niuma ela mim conto tudo já teve inté um fiiu qui nasceu morto o sinhô pensô qui casei inganado ma casei não, mim contô cu sinhô Arranjô ieu mó cas cuela mode qui tava disonrada. O sinhô quereno limpá a mancha da sua famia, ranjô ieu mode casá. Ma nois vai cê filiz, pruquê ela foi honesta mim contô tudinho, féis um paper danado de bunito purisso qui ieu aceitei ela.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 24/06/2013
Reeditado em 24/06/2013
Código do texto: T4356102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.