O MENINO CAIPIRA NA SALA DE AULA

Todo velho um dia foi criança sonhou e teve suas fantasias, e de acordo com o meio social onde ele viveu sua infância, ele encontrou sua vocação profissional. Criou seus brinquedos e suas fantasias e buscou em seu dom, a motivação que o levou a abraçar a profissão que desempenha em sua vida.

Querer que nosso filho seguisse a profissão com a qual sonhamos para ele é um grande erro. Sonho cada um tem o seu, e é um direito individual que temos de fazer nossa escolha. Os maus profissionais geralmente são elementos que se formaram em profissões que não foram escolhidas de acordo com a sua vocação, alguns para satisfazer o desejo dos pais, outros por falta de opção, por não encontrar o curso de sua vocação ou por falta de acesso as instituições de ensinos, acabam por se formar naquela inadequada que não é o seu desejo e a carreira que gostaria de seguir.

Vicente Roque foi o carreiro na fazenda de meu avô, mais tarde passou para meu pai. Profissão que exerceu ao longo de sua vida desde sua juventude. Desempenhou seu papel com responsabilidade dignidade e amor à sua profissão.

Homem de pouca leitura, mas de grande sabedoria, encarava a vida como ela é. Era um filósofo caipira que colocava a realidade no seu devido luga. Estudou muito pouco só o suficiente para no seu meio. Na escola a imortal mestra dona Maria Guerra incentivando os alunos a estudar e seguir uma profissão brilhante. Solicitou que cada um deles manifestasse seu desejo quando adultos. As mais variadas profissões foram citadas. Vicente permaneceu de cabeça baixa e pensativa.

--E você Vicente não disse nada por quê?

--Ieu tô aqui banzano!

- O que isso menino que palavra é esta?

-- Tô pesando minha vocação é ser roceiro, vou plantar arroz e feijão para estes doutores e professoras comer quando se formar!

--Muito bem toda profissão é digna desde que seja desempenhada com amor, nenhuma é humilhante!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 08/07/2013
Código do texto: T4377785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.