A Couã

Né alma penada não - moço - é uma couã, um gaviãozinho tristonho. É agourento, quando canta de madrugadinha ou na boca da noite, a notícia ruim não demora de chegar em casa. É um gavião que come cobra, suas pernas tem um couro duro, que é pras cobras não picá-las. Ele é branco, moço, e tem a modos que uma máscara preta nos olhos, uma coroa na cabeça, também tem um barrado de marrom e preto nas asas e no rabo. Eu mesmo nunca vi mas, o povo fala que debaixo de suas asas tem um caixão de penas. Olha moço, eles chocam em oco de pau, nas capoeiras e vazantes, mata fechada mesmo,os mais velhos diz que seus ovos são chocados pelo diabo. É difícil vê-los, ficam nas matas, na copa das árvores mais altas. Pra mim, moço, esse gavião não canta, é uma latumia que vai angustiando a gente. As vezes parece que ri mangando do medo da gente e parece que a latumia não vai parar nunca. Ficam lá: "deus-qué-um", "deus-qué-um" Quando é assim, nós pegamos uma brasa viva no fogão e enterramos no monturo. Queima o bico deles. Eles se calam. Triste gavião esse...

Geraldo Rodrix
Enviado por Geraldo Rodrix em 14/07/2013
Reeditado em 13/01/2014
Código do texto: T4386968
Classificação de conteúdo: seguro