Itaúna nasceu no topo da Pedra Negra

Itaúna nasceu no topo da Pedra Negra

História imaginável do osnofa

O povoado de São João Acima, nasceu no topo da Pedra Negra, com o tempo se transformou em Santana de São João Acima, depois em Itaúna, com certeza tudo começou assim.

Há muito tempo no topo da Pedra Negra, seriemas, passarinhos, lagartos, cobras, gaviões e carcaras viviam felizes até que o português Gabriel da Silva Pereira, em pé, bem no centro daquela pedra, ao lado de dois montes, o Bomfim e o Rosário, avistou, bem lá embaixo o Rio São João acima, correndo rio a baixo e assim viu a possibilidade de iniciar encima desta Pedra Negra um povoado com o nome de São João Acima. O povoado começou a crescer rio a baixo e rio acima, seriemas, passarinhos, lagartos, cobras, gaviões e carcaras se evadiram para a redondeza procurando regiões despovoadas garantindo assim a sobrevivência e a tranquilidade da vida animal. “E por aqui boa gente aportou”, ricos e pobres transformaram a Pedra Negra em um povoado próspero, dai veio à emancipação e a Pedra Negra se tornou Itaúna.

O osnofa aproveita este momento que Itaúna comemora o seus 112 Anos pra fazer uns versos, vou pedir ao poeta Carlos Drummond de Andrade que me empreste e que me permita usar palavras deste verso tão famoso quanto ele.

“No meio do caminho tinha uma Pedra...”

Gabriel da Silva Pereira, “tinha uma pedra no meio do caminho”

Você não se intimidou, com a grandeza desta pedra/

Imediatamente plantou aqui seu sonho/

Sonho que veio de longe, viajando na sua cabeça/

Espero que hoje você esteja vendo a nossa Itaúna/

Nossa prosperidade/ Itaúna com Hospital/ Universidade/

Comércio/ indústria e muita adversidade/

Hoje somos nós/ povoado de São João Acima/ Santana de São João Acima/Itaúna/ Pedra Negra/ sua e nossa cidade.

Somos/ Gonçalves/ Nogueiras/ Soares/ Fonseca/ Correia/ Mendonça/

Matos/ Braz/ Jubitos/ Herculano/ Machado/ Oliveira/ Coutinho/

Antunes/Mariano/Marinho/Milagres/Batista/Drumond/Andrades/ Penido/Vilela/Pedrosa/Lima/Moreira/ Corradi/ Augusto/ Teles/ Parreira/ Chaves/Peixoto/ Rodrigues/ Souza/ Salera/ Jardim/ Lara/ Prado/

Dornas/ Castro/Duarte/ Melo/ Saldanha/ Gomide/ Diniz/ Magalhães/ Guimarães/ Fonseca/ Pimenta/ Gaia/ Spínola/ Gomes/ Gomide/ Francisco/Lopes/ Saliba/ Amaral/ Fagundes/ Silva/Carneiro/Santiago e muito mais...

OBS:

Se você é itaunense, ou itaunense de coração compartilhe no facebook este meu causo e deixe aqui o sobrenome de sua família, pois nós fazemos parte desta história.

Parabéns Itaúna! São 112 Anos pra todos nós, valeu Gabriel da Silva Pereira!..

Afonsinho
Enviado por Afonsinho em 15/09/2013
Código do texto: T4482868
Classificação de conteúdo: seguro