Na torcida por alguém (EC)

Significado de torcer em Português

v. t.

Fazer volver (objeto mais ou menos longo) pelas duas extremidades em sentido contrário, ou por uma só, estando a outra fixa.

Tornar torto.

Encurvar.

Desviar.

Deslocar.

Fazer mudar de rumo ou de tenção.

Induzir.

Perverter; alterar: torcer o sentido.

Encaracolar.

Em meio à barulhenta torcida, Viviane não concebia como havia chegado até ali!

Ou melhor, sabia sim...

Como poderia ter se apaixonado por alguém tão fanático assim?

Perguntas que fazia a si mesma e não achava respostas. Criticada pelos pais, pelos amigos, com os quais deixou de encontrar, haja vista os compromissos inadiáveis que tinha agora em prol dos eventos esportivos que comparecia a tiracolo do Basílio...

A começar pelo nome, dado em homenagem a um ‘herói’ que fez o gol da vitória do seu time, tirando-o de um jejum de mais de vinte anos. Tai, meu amado havia herdado seu fanatismo de seu pai.

Bem que a dona Gertrudes, sua mãe, me alertou, dizendo:

--- Minha filha! Pense bem... Sofri poucas e boas com o Genésio, que

era um fanático e que levou o filho para o mesmo caminho!

Achei que a sofrida senhora, assim como todas de sua idade, dramatizavam demais e procuravam ‘pelo em ovo’ para justificar seu desligamento do mundo. O que tinha demais eu acompanhar aquele ao qual me entreguei de corpo e alma nos eventos que ele curtia?

No inicio até que era divertido enfrentar tumultos homéricos, sentar em arquibancadas de cimento puro, ouvir palavrões que fazem corar até o menos requintado dos mundanos, ser chamada de piranha, galinha e outros adjetivos impublicáveis pelos torcedores dos times rivais...

Porém, quando ‘a coisa’ se torna contumaz... Quando se troca qualquer evento, por mais sofisticado e tentador que seja, para chegar umas duas horas antes de uma partida e só conseguir sair de um estádio, considerando que não houve nenhuma confusão, também somente umas duas horas após o término do evento, a paciência chega ao seu limite...

Mas, o que fazer?

Nos raros momentos íntimos que tínhamos, quando não havia entre nós os titulares e reservas de seu timão do coração, deixava-me levar pelo enlevo que me prendia àquela paixão!

No casamento, motivos relativos ao clube do coração. Vários amigos das torcidas organizadas, portando camisetas com nomes dos ídolos e o indefectível lema: LEALDADE, HUMILDADE E PROCEDIMENTO, coisas por vezes nem sempre obedecidas no seio de um fanatismo exacerbado.

O tempo passou, vieram os filhos, as desavenças, o ‘cair em si’...

Hoje, Viviane, como sogra e conselheira, Gertrudes, vive ‘torcida’ entre o amor que ainda dedica ao companheiro e a torcida do ‘todo poderoso timão’!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Na Torcida

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/natorcida.htm