O Avião

Quando de minha infância em 1943, na zona rural onde morei, corria uma história do primeiro avião no céu daquela localidade. Pelo que diziam, o fato teria acontecido nos meados dos anos 30. A coisa ficou misteriosa devido a uma idosa com quase 100 anos, surda, ouvir o ronco do avião e ir para a janela do seu casarão, dizendo que era as trombetas de Jericó , anunciando o fim do mundo. Certamente era um aviso do céu. Contavam que uma família de moradores, ao invés de pegar o livro de reza, pegou a caderneta do armazém , o puxador da reza ia lendo a lista de compras, senhoras e mocinhas respondiam :- -“ rogai por nós!” De repente ele leu duas mercadorias de um fôlego só:-“ um rolo de fumo goiano e três quilos de linguiça mista” e as mulheres responderam:- “ tenha piedade de nós”!...

Certamente foi um engraçadinho que aproveitou o pânico para fazer piada.

Um fazendeiro tinha programado matar um porco “capado” ficou paralisado, sua mulher lembrou-lhe da tarefa de abater o suíno , ele reagiu com rompante nervoso:- “ Matá capado praquê, o mundo já tá arrazano, matá prá perdê!... Essa foi verdade, familiares confirmavam.

São João do Oriente na época era distrito de Santo Estevão. Hoje Iapu.

Oriente hoje é cidade.

Lair Estanislau Alves.