JOÃO COITADO E A MARVADA PINGA

Inicio da semana, na segunda feira compadre João não compareceu ao trabalho, procurei saber o motivo, a mulher respondeu:

--Ué cumpade é a marvada da pinga!

--Mas ele me disse que não vai beber mais!

--Num vai o que, ele nunca parô só num bebe quando num tem.

No dia seguinte ele me aparece, olho mais vermelho que juriti no laço.

-- Então compadre João quantos pintinhos nasceram da galinha que eu lhe dei?

-- Tô até cum vergonha de contá, mais ieu cumi aqueze ovo!

--Você o que-, comeu os ovos, mas eles não estavam chocos?

-- O derradero o pintinho já tava até piano!

-- Compadre João assim não dá homem, quando você vai criar juízo para melhorar de vida rapaz?

-- Ah ieu sabe cumè qui é, num tô mais dano mode sastifazê a mué mi insinaro qui ovo de galinha chocano é um santo remédio arrisurvi isprementá. E o trem é bão memo fais o negoço subi divera.

- Cria juízo homem de Deus você precisa mudar de vida, trabalhar a semana toda, plantar alguma coisa uma horta, por exemplo, criar umas galinhas um porco ou qualquer coisa que facilite sua vida. Estou desanimando com você meu compadre.

--Perde a paciência cumigo não, agora qui a coisa a vai miorá pra nois num disanima não ieu vô muda de vida prumiti procê e vô cumprir.

-Com o episodio dos ovos chocados, eu logo percebi que o caso do meu compadre era mais complexo do que o que se propagavam dele. O homem de fato não trabalhava a semana inteira nem a macete. Começou faltar na segunda, logo incluiu terça também, e assim por diante, até que resumiu em apenas dois dias de trabalho na semana, sexta e sábado, era o minino que precisava segundo afirmava, para comprar o suficiente pra não morrer de fome.

Mais engraçado foi quando um dos companheiros descobriu sua falcatrua dos ovos e espalhou a noticia no eito da roça. Até Juca Doido comprador de frangos no povoado do picão foi prejudicado com a falta de frango por um longo período. As donas de casas não conseguiam mais que galinha nenhuma concluísse sua choca, o marido comia tudo que era ovo que estivesse chocando. O numero de idosos era bem significativo, nunca se viu tanto velho botando galinha pra chocar, mas pintinho que era bom mesmo nenhum sobrevivia.

Na próxima semana contarei mais.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 14/10/2013
Código do texto: T4524851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.