Pau de Fumo

Seu Bento em certo dia pela amanhã estava no armazém conversando com seu grande amigo, quando de repente fica calado em meio a algo que estava falando. Seu Antenor espera alguns minutos para ver se ele continua como não diz nada, dá um pequeno cutucão, no que seu Bento vai caindo para atrás, só não caiu porque o aparou. Dona Helena que estava chegando ao ver o marido caindo, logo pensa que ele esta morrendo começa a gritar no que seu Antenor a acalma dizendo que foi apenas um desmaio. Eles o levam para dentro da casa o deita no quarto quando ele foi voltando a si, perguntando o que estava acontecendo dana Helena diz logo que ele havia desmaiado e que eles iriam levá-lo para a capital para ir ao médico e fazer alguns exames. Já estava tudo pronto para eles poderem ir, o seu Antenor os levaria, ficariam hospedados na casa que seu Antenor tinha na capital. Seu Bento tenta argumentar que precisa cuidar dos negócios cuidar do armazém, dona Helena diz que já está tudo resolvido, Clara iria cuidar com a ajuda de dois rapazes que ela já havia arrumado para ajudá-la além da mais Clara era capaz, como também cuidaria das crianças, diante destes argumentos não teve como seu Bento dizer mais nada.

Eles ficaram na capital por uns quinze dias, sempre mandavam notícias para a família lá em Pendura Saia através de um programa que havia em um rádio de ondas curtas chamado Mourão da Porteira. No dia do retorno a casa foi um tal de entra e sai de visita o dia todo mesmo o médico tendo recomendado repouso, mas como ele não queria fazer desfeita com os amigos, recebiam a todos. No outro dia sendo sábado, as visitas foram mais intensas ainda porque veio gente até das fazendas o visitar. No final do dia quando as visitas deram pausa, seu Bento toma banho, deita para descansar, dona Helena entra no armazém diz para a cunhada Clara que ela fosse descansar um pouco porque já estava cansada, que as meninas iriam ficar com ela no armazém até a hora de fechar.

Lá pelas dezenove horas quase na hora de fechar, chega Chico Rosa vindo das bandas do Cabaré bêbado. Já foi entrando, perguntado pelo seu Bento, dona Helena responde que ele já estava deitado, estava dormindo, ele disse vou ver o Bento. Dona Helena gentilmente pede a ele para voltar no outro dia porque seu Bento cansou muito naquele dia e o médico havia pedido repouso, no que ele disse a senhora é muito metida mesmo, sempre foi desde solteira, aqui em Pendura é a única que deixa a porta da rua fechada. Todo aqui deixa a porta da sala aberta para quem chegar já entrar direto, na sua casa tem que pedir para entrar, porque no portão da casa não tem como entrar, aquele maldito cachorro não deixa ninguém nem chegar perto do portão. Vim para ver o Bento e vou ver sim senhora. Dona Helena ainda tenta argumentar com ele dizendo, o senhor não está bem, volte amanhã que terei o maior prazer em abrir a porta para o senhor. No mais o senhor sabe que trabalho muito, ajudo o Bento direto aqui no armazém que não posso deixar minha casa aberta sendo que não estou lá dentro para receber as visitas nem eu nem a Clara porque estamos sempre ajudando o Bento.

Chico Rosa estava muito alterado por causa das pingas que havia bebido no cabaré e também por causa de uma mulher dama que estava de olho. Naquele dia não tinha dado bola para ele, havia ficado com outro, bebeu muito lá e resolveu ir ver o Bento não para visitá-lo e sim para se lamentar pelo o que a mulher dama havia feito com ele. Estava tão resolvido a entrar para se lamentar que dissesse para a dona Helena abri a portinhola deste balcão para eu poder entrar e ir lá dentro falar com o Bento. Dona Helena gentilmente tornou a dizer já disse para o senhor voltar amanhã, que poderá ver o meu marido. Ele disse se a senhora não abrir a portinhola para mim vou pular esse balcão, já foi caminhado para o rumo do balcão. Dona Helena para proteger sua família virava uma leoa olha para baixo do balcão e vê de cara na prateleira um pau de fumo, quando Chico Rosa se aproxima do balcão levando as mãos para cima dele para poder pular, dona Helena agarra o pau de fumo e dá com ele no pescoço dele, que cai na hora. Ao vê-lo caído, abri a portinhola vá até onde ele esta caído olha e pensa que ele está morto, então muito apavorada chega à porta que dá acesso para o quintal de sua casa e chama por Clara, quando essa chega, ela diz chorando que pensa que matou o Chico Rosa. Clara chega perto olha e diz não matou, mas desmaiado ele está, pergunta o que houve, ela conta o que houve. Clara diz o melhor é colocá-lo lá fora, fechar de vez o armazém e ir para dentro de casa, porque se está bêbado a hora que acorda não podemos prever a reação que irá ter.

Passando muitos dias seu Bento já estava bem, trabalhando quando Chico Rosa entra, começa a conversar com ele. No meio da conversa ele diz sua patroa não comentou nada com você? Ele disse não, o que ela devia comentar, seu Bento disse aquilo para não deixar o amigo mais sem graça ainda porque logo que ficou bom Heleno contou tudo a ele. Nisto ele conta tudo, dizendo Bento meu amigo fui desrespeitoso com a sua casa e com sua mulher, ela fez o que outra mulher de bem teria feito para proteger sua família, só que ela bate com muita força, fiquei muito dias com o pescoço duro. E no mais nem tenho mais coragem de olhar na cara de dona Helena uma mulher que prezo muito. Seu Bento bate no ombro dele e diz, garanto que Helena sem lembra mais disto. Mas quando ele foi embora seu Bento não agüentou e caiu na risada só de lembrar em como aquela cena deve ter sido engraçada. Um homem apanhar de uma mulher com um pau de fumo se isso caísse na boca do povo de Pendura Saia ele seria criticado por muito tempo.

Lucimar Alves

Lucimar Alves
Enviado por Lucimar Alves em 17/11/2013
Código do texto: T4574990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.