A CAFUA DE JOÃO COITADO

A CAFUA D E JOÃO COITADO

Ocê taveno cumpade ieu num falei qui virava oto, ieu percisava era de apoio mode criá coraje. Agora ieu to risurvido, socê inda mindé o pedaço de chão pra roça, aquele cocê falô mode ieu prantá, na beira do mato ieu vô prantá ele, quando ieu mudá paminha cafua ieu criá galinha e tê mio mode breganhá a troco de fubá no munho, do Tõizinho Mendonça pra ajudá nas dispeza, a gente teno fubá incasa num passa tanto aperto, chega de tanto sofrê. Ieu tive pensano aquela cunversa sua in principo ieu achei cocê tava era mangano e mim ofendeno, ma dispois fui pensá no qui fiz de errado fiquei intè cum vergonha. Foi pur isso qui arrisurvi jurei pra mim memo qui dagora indiante vai cetudo diferente. Indamais caboa vontade desses povos qui nois trabaia junto quereno ajudá ieu nafazeção do meu rancho.

--É verdade compadre, tendo fubá e uma horta doméstica é meio caminho andado para não se passar aperto,mas a horta você nunca providenciou apesar de minha insistência te aconselhando. Apoio você teve, e de sobra, só não soube aproveitá-lo, ficou adormecido no tempo sonhando, com a sorte e esperando ela bater a sua porta e acontecer um milagre. E acabou desperdiçando as oportunidades que lhe ofereceram. A realidade é bem mais complexa do que o sonho, é preciso sonhar, faz parte da vida, desde você corra atrás para agarrar o que de positivo vem através do sonho. Pode plantar sua roça de milho milho e um pouco de feijão, procure criar umas galinhas, mas cuidado não vá comer os pintos dentro dos ovos, vê os deixe nascer e crescer primeiro.

--Ma ieu achei cocê tinha isquicido disso, ieu fiz essa bestera pruque pensei qui era bão memo mode fazê o negoço subi, ma dispois ieu vi qui era a danada da pinga qui tava mim atrapaiano. Agora aquele negoço cu Geraldo Baldo falô cu derradero ovo o pinto desceu piano guéla abaxo, é pura inventação num tem isso não. Ma a curpa é minha memo esses povo qui mim goza pur isso é até danado de bão, ta tudo quereno ajudá ieu mode levantá meu rancho. Ieu é qui somemo um causo sem jeito e priciso muda de vida. Ma dessa veiz ieu mudo vô virá Oto de veiz memo.

Tudo bem compadre é hora de aproveitar mais essa oportunidade, faça de sua parte que a nossa vai ser feita, você já ganhou o terreno e boa parte dos materiais, está na hora de começar a reuni-los no local.

--Ma ocê vai ajudá tamem?

--Claro que vou, coloco o carro de boi e a carroça a sua disposição, pode reunir as madeiras e tudo mais que for necessário.

-- Ma os povo qui vai ajudá ieu só pode nos dia de dumingo né pecado não, será qui Deus num vai mim castigá?

--Pecado é você fugir de seu dever para com a sua familia, conforme vem acontecendo a tempos, bebendo e os deixando passar privações dando mau exemplo aos filhos. Isso sim é pecado gravíssimo.

-- Me surpreendi com meu compadre, em pouco tempo com a ajuda solidária (dos povos,) conforme ele expressava seu casebre de quatro cômodos estava coberto no ponto de ser barreado. Amarrado de cipó, mas ao invés de sapé, alguém lhe doou telhas indo além de sua expectativa.

(Na próxima semana vamos Barrear sua choupana )

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 04/12/2013
Reeditado em 04/12/2013
Código do texto: T4598052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.