Aula De Filosofia ...

No ano de 1999, eu estava cursando o meu último ano, do ensino médio.

Em uma das aulas de Filosofia, a professora entregou uma pergunta para todos os alunos .

A pergunta era igual para todos.

" Você se sente livre ? "

Fiz um balanço na minha mente, e respondi que não.

Mas todo o restante da turma, respondeu que sim.

Fiquei espantada, por somente eu, ter tido uma resposta, diferente dos demais colegas.

Cada um, teve o seu momento para argumentar.

Atentamente, a nossa professora ouvia cada resposta.

Fiquei ouvindo e observando cada justificativa para a pergunta que foi feita.

Na minha folha, eu mantive a minha resposta.

Chegou a minha vez de responder .

E quais foram meus argumentos ...

Mesmo que eu morasse sozinha, eu não poderia fazer da minha casa, um lugar de barulho. ( Mesmo eu pagando tudo, dentro da minha casa. ); Não poderia colocar um som , em alto volume, que viesse a importunar o meu vizinho ; Andar nua na Rua, nem pensar...

Chegar na casa de alguém, e entrar sem pedir licença... etc... E fui citando tudo que eu não poderia fazer...

A resposta certa, dentro da Filosofia, era a de que a pessoa que não se sente livre, é aquela que mente, e não consegue fitar os olhos do outro, na hora da mentira !

No dia, eu não concordei com a resposta ! Mas hoje, eu já concordo...

Sendo, que continuo mantendo a posição das minhas palavras.

Aquela aula, nunca saiu da minha mente !

Passei a observar os olhares...

Um dia, eu vi um político sendo entrevistado na TV.

Dez perguntas.

Das dez perguntas, eu percebi que oito delas , ele não conseguiu manter o olhar.

No dia seguinte, a mesma resposta que encontrei, foi dita, por pessoas que avaliaram a entrevista.

Hoje, a maior avaliação que faço para as minhas conclusões da verdade , ou da mentira, eu busco no olhar de quem está falando comigo.

Mesmo que fite o meu olhar, se estiver mentindo, ela contorce a boca ! Rsrs

E vamos no dito popular !

" Se correr o bicho pega, se parar o bicho come ".

Só não podemos e não devemos ser muito filosóficos...

Meio termo...

Temperado !

Nem fitar tantos olhos...

Nem andar nu pelas ruas...

Sejamos então, somente a verdade !

É isso que precisamos, para viver em paz !

Maria Lamanna

Rio Preto - MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 19/12/2013
Reeditado em 19/12/2013
Código do texto: T4617571
Classificação de conteúdo: seguro