A MAÇÃ SACI

MAÇÃ SACI

Lá pelas bandas de Curralinho, quando se reunia os homens em volta de uma fogueira preparada pelas mãos de algum criado doméstico, resquício vivo da longínqua escravidão, muito embora os atuais fossem amarelos, brancos, bobos, negro aço ao alpino. Não importa qual o grupo "preconceituado", mas estavam ali presentes marcando corretamente os passos da miscigenação.

Conversa vai, conversa vem, nunca vi turma tão boa de jogar conversa fora como aquela, e quando não tinha nenhuma conversa nova, voltavam a repetir a conversa de ontem, de anteontem, sobre o lobisomem, a mula-sem-cabeça, Rosinha macho-fêmea, os incestos de Buzico, ou qualquer bobagem que rondam os vilarejos e cidadelas do interior.

Um dos compadres lembra:

- Vocês já comeram maçã da macieira do Balduino?... Sempre a gozação aparecia...

Todos olharam para o falante da vez, nem se fez preciso, mas aquela interrogação só teve uma coletiva resposta uníssona:

- N Ã O! . . .

- Pois é... (continuou o falante) já faz mais de uma geração que ele encomendou uma muda macieira lá das bandas da Argentina, plantou, aguou todo em todos os dias de meu Deus, sempre na mesma hora com água fria, mas nada, nunca ninguém viu as frutas, cadê as MAÇÃS?...(HÁ DE CONVIER QUE NAQUELA ÉPOCA ESSA FRUTA ERA "DIFICULTOSA" EM SER ENCONTRADA POR LÁ, quando achava era das grandes bem vermelhas, cheirosas, importadas, e que algum gastador inveterado comprou na capital).

- É e alguém já viu a macieira do Balduino?...

- Sim eu já vi...

- Eu Também...

- eu, eu e eu...

Todos ali já haviam visto pelo menos uma vez, aquela árvore desajeitada, cheia de galhos secos, secos e arrebitados, retos, aprumados para o céu, como se estivesse em permanente prece, orando para que Deus lhe desse alguma fruta, nem que fosse uma "veizinha" só, Balduino não incomodava se fosse mesmo por milagre... Mas sempre nada, nem passarinho assenta naquela árvore.

- É acho que a gente devia por um nome na maçã dessa macieira...

- Qual é o nome compadre?

O compadre tira o chapéu, alisa os poucos cabelos brancos, pensa, repensa, dá uma baforada no fedorento cigarro de palha e lembra do capetinha que o Coronel João Caldas tinha guardado em uma garrafa dentro do cofre.

- "Cêis lembra" do capetinha do João Caldas, não tem capetinha não, lá dentro tem é um "Saci-Pererê”, com gorro vermelho da mesma cor de maçã, cachimbo na boca torta, eu já vi, o coronel me mostrou, eu falo que o capetinha é um saci, juro...

Todos os presentes também juram de pés juntos que também já viram, mas que na realidade ninguém viu e lasca:

- "MAÇÃ SACI...” A gente sabe que existe mais nuca vê...

Como não podia deixar de ser, todos riram, o fogo da fogueira apagou-se, encerrando mais uma boa conversa fiada do dia...

Goiânia, 05/01/14.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 06/01/2014
Código do texto: T4638181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.