Cão fiel

Um nome forte para um cão policial:Cacique - e,fazendo jus a ele;mantinha a imponência e atitude de um chefe irreverente.

Conhecido pela maioria dos habitantes da cidade , todo dia levava na boca a gaiola do papagaio da casa até o posto de gasolina pertencente à família.

Passeava pelo mercado , no açougue roubava pedaços de carne e chegava em casa tentando enterrar a notinha que seu Miguel colocava na coleira.

Era a atração dos taxistas naquela época: fazia gracinhas,comuns hoje em dia;e como recompensa "dava umas voltas" de carro,hábito adquirido desde então.

Adorava tomar banho de rio e com o passar do tempo tornou-se companheiro inseparável da minha avó.Como todo guardião,lá ia ele visitar os amigos dela pelas redondezas; impreterívelmente às

17 horas pegava a sombrinha e fazia com que voltassem para casa.

Infelizmente ,talvez por estar velhinho, começou a entrar nos táxis a toda hora(não podia ver uma porta aberta) e a perseguir pessoas chegando a rasgar as calças de um transeunte trazendo sérios problemas ao meu pai que resolveu dá-lo a um conhecido que morava em um local afastado da cidade,onde morreu.

Nunca mais o vi,mas guardo na lembrança a imagem de um cão fiel,brincalhão e sobretudo um companheiro inseparável......