O Osnofa escreve sobre o Circo e revela os sonhos e a realidade do amigo Manoel Alegria

História imagináveis do osnofa

O Osnofa escreve sobre o Circo e revela os sonhos e a realidade do amigo Manoel Alegria

Palhaços, Pernas de Pau, Anões, Trapezistas e um homem bem grande, visto pelos olhos de todas as crianças como um verdadeiro gigante, as crianças disputavam as janelas das casas, das ruas por onde o povo circense passavam; olhos arregalados e muita alegria é o circo e sua magia. Globo da Morte, Tigres, Leões, Elefantes e Girafas, era um desfile de sonhos. Em uma perna de pau o dono do Circo distribuía ingressos de bônus para o grande dia da estreia, assim foi a chegada de vários Circos em minha cidade. “Hoje tem marmelada, tem sim senhor, hoje tem goiaba, tem sim senhor, e o palhaço o que é, ladrão de mulher.” Estreia nesta sexta-feira o Grande Circo de Moscou; o Grande Circo Orlando Orfei, Circo Portugal, Irmãos Power e tantos outros passaram por Itaúna, embalaram nossos sonhos e deixaram suas histórias, como o gigante do Circo de Moscou, na década de 70 morreu de acidente em nossa região e foi enterrado no cemitério de Itaúna; aquela dama da sociedade que fugiu com o palhaço, mais tarde ficamos sabendo que fugiu com o palhaço para casar com o dono do Circo; o garoto pobre que ficava sempre de fora do Circo, porque nunca tinha dinheiro para pagar a entrada, todo dia era visto com o pipoqueiro do lado de fora escutando as gargalhadas que transpunham a grande lona que cobria o Circo, fiquei sabendo que este menino redeu-se aos encantos circenses e acabou fugindo com o circo e virou um palhaço famoso.

Em Itaúna o menino Manoel Alegria, “Manoel Bernardes” cresceu alimentando seu sonho circense, sempre levado ao Circo pelo Pai e o tio Carmo, inúmeras vezes foram ver a tão esperada estreia do Circo, lá estavam eles na primeira fila, doces, balas e pipocas ficavam no colo do tio Carmo, porque o menino Manoel Alegria, não perdia um só momento, com os olhos arregalados estava sempre atentos aos segundos que era surpreendido pelo grande espetáculo Circense. Nunca perderam uma estreia de Circo em Itaúna, mas perderam a conta de contos Circos passaram por nossa cidade. Na cabeça do Manoel Alegria, “Manoel Bernardes”, o Circo ficou pra sempre até se tornar um homem circense.

Manoel Bernardes, vem a tempos trazendo Circos em Itaúna e o osnofa descobriu que este amigo é o Embaixador do Circo e transcreve aqui na integra o que foi dito por Manoel Alegria ao amigo osnofa...

“O Circo vem dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 5000 anos, mas o circo ficou conhecido mesmo durante o Império Romano. O circo é a arte mais antiga e pura do mundo,quem comenta é o Manoel Bernardes considerado a nível Brasil o Embaixador da arte circense. Manoel Alegria é super conhecido no meio circense,onde participa ativamente de reuniões referente a arte circense, é destaque no livro ‘’Enciclopédia do Circo” de Sula Mavrudis, o dia do circo é comemorado dia 27 de março e Manoel Alegria não deixa a data passar de liso, promove em Itaúna atividades circenses com arte e leva brinquedos as crianças carentes. Manoel Alegria participa do encontro de palhaços em Mariana com Dedé Santana, ele mantem laços de amizade com o ator, artista circense e dono de Circo, Marcos Frota, amigo de Beto Carrero, que no dia 1º de fevereiro completa 6 anos de sua morte; o circo perdeu o pivô é o comentario de Manoel Alegria, foi também o comentário dos circenses quando Beto Carrero faleceu. Manoel Alegria em visita aos circos, além de levar alegria, contrata terrenos para montar o Circo, não deixa a arte circence morrer, ajudando sempre a reduzir as burocracias aos Circos e assim faz manter viva a arte circense. Comenta ainda Manoel Alegria, que o circo não leva dinheiro da cidade, o circo aluga terreno, que não é nada barato, paga as taxas publicas, contrata pessoas da cidade para trabalho temporário, investe na mídia da cidade, toda Cia gasta na cidade com alimentos, roupas, compra de veículos, manutenção e o que o povo circence leva da cidade são as amizades que ficam e a lembrança dos sorrisos das crianças, comenta Manoel Alegria. Recentemente a família Power esteve em Itaúna, onde apaixonou pelo povo itaunense, fizeram inúmeras amizades no comércio, em uma visita a casa paroquial fez amizade com o padre Adilson, na cidade conquistou o respeito e amizadedas famílias itaunsense e agradece o respeitoque o povo da cidade teve com o Circo, destacou principalmente o Prefeito Osmando e o Vice Toizinho que acreditam na cultura e no bem estar da população apoiando a cultura circence.A familia Pawer recebeu diversas entidades carentes para vivenciar a arte circense gratuitamente, uma questão de regra da família e pela iniciativa do Manoel Bernardes, a base desse contato com o povo e com o Circo, que anda em caravanas levando alegria dentro de um espetáculo sem erros e saudável que contagia pessoas de todas as idades. Atravé da “RAC” Rede de Apoio ao Circo, Manoel Alegria participa e vem cada dia lutando mais pelos direitos dos Circos para manter viva essa arte e conseguiu recentemente reduzir questões burocráticas a respeito de instalação dos Circos principalmente em Itaúna. E para finalizar o Manel Alegria entra no picadeiro “ de Palhaço” ou seja o palhaço Alegria, faz do Circo a sua paixão e a nossa alegria.

O Livro Enciclopédia do Circo, conta a história deste circense apaixonado e declara Manoel Alegria, o “Manoel Bernardes” “Cidadão do Mundo”; o osnofa sabe que o Palhaço Alegria tem talento e muitos sonhos para serem realizados, este Cidadão do Mundo e Embaixador do Circo me revelou em off, fiquei sabendo e vou contar em primeira mão, o maior sonho do amigo Manoel Alegria é trazer a Itaúna “o Circo de Soleil”.

O osnofa registra sua homenagem a todos os Circences, esta gente de Circo, que traz alegria, deixa e leva amizades nos caminhos da vida e deixa corações cheios de saudades. Manoel Alegria que o espirito e a alma do Magico Baratinha e do Palhaço Piculino itauneses de coração transpareça sempre na sua vida e do Palhaço Alegria e que alegria nunca falte para todas as nossas crianças e que você mantenha sempre esta paixão pelo Circo.

Afonsinho
Enviado por Afonsinho em 31/01/2014
Reeditado em 31/01/2014
Código do texto: T4672742
Classificação de conteúdo: seguro