Jeito Matuto de Falar.

Tio Geraldo, não sei porque, tinha o apelido “Carola” era uma pessoa muito especial, eu tinha por ele muita amizade e consideração. Basta dizer que o meu apelido” Lalá” foi ele quem pós. Ele fazia a gente rir demais com seus causos.

Ele contava passagens do tio dele de segundo grau que não conheci, Chamava Manuel Bento, mas era popularmente conhecido por Mané Bento. Como tinha longínquo parentesco com nossa família era tio Mané Bento. Uma passagem que tio Carola contava nunca saiu da minha cabeça. A história é essa.

Tio Mané Bento tinha um jeito peculiar de falar, falava com rompante, meio cantado e gritado. Tinha um pequeno sitio com pouca terra produtiva, terreno cansado, dando muito trabalho e produzindo muito pouco. Vendeu o sítio para um criador de gado. Comprou terras lá no Norte e para lá mudou. Passados três anos voltou a passeio contando vantagens de suas terras férteis . Tio Carola o imitava na voz e no jeito de contar suas proezas: “ô gente oceis pricisa ver qui terra boa, muita mata pra caçá. O primeiro viado cumido lá foi ieu. Lá num tem priguiça iguá aqui tinha, a Rosa “mulher dele” abriu a perna na manjoca e deu que foi uma beleza. Maricotinha “filha” vivia plantando arroz da pelada no brejo “marca de arroz” e não dava nada, lá ela socou o cabeludinho no morro “marca de Arroz” e deu qui foi uma beleza. Lá todo mundo tem corage pra trabaiá, de manhã todo mundo racha lenha, até a Chiquinha “Filha caçula” já tem rachado!... Um milagre, achei uma arve na mata que sua casca é medicinar, praquê que ieu fui falar, o povo rancou a casca do meu pau todinho.”

Tio Geraldo Alves Maia, faleceu em 12/1/2001.

Os familiares fizeram está linda mensagem póstuma:

“ Se você quiser me encontrar, não vá mais aos lugares por onde andei ou morei. Já não moro mais em minha casa, nem viajo mais por ai... Se você quiser me encontrar, pare um pouco em silêncio , pense em mim. Se você quiser me encontrar, olhe bem dentro de você. Sinta seu coração bater forte, sinta-se feliz e não procure mais por mim... Eu estou ai... Dentro do seu coração!” Está sim, Tio Geraldo!...

Lair Estanislau Alves.