MOISÉS CARREGOU A CRUZ

Moises subiu o monte e carregou a cruz.

Como? Eu explico:

Estávamos assentado lá em frente ao nosso point quando um jovem meio doidinho chamado Moisés senta-se ao nosso lado e fica durante um bom tempo contemplando uma cruz que fora colocada lá no alto do morro pelo Dailton que, naquela época, fazia um trabalho religioso no bairro. Ele colocara várias cruzes de madeira naquele morro, representando a Via sacra por um caminho feito por ele que levava até o cume do morro onde ergueu uma grande cruz que era vista lá embaixo, onde estávamos.

Na época da semana Santa, muita gente acompanhava em procissão aquele trajeto guiado por Dailton, que recebia pessoas de muitos lugares diferentes. Aquele evento anual já era tradição e até eu já havia participado algumas vezes, mas não era muito ligado nessas coisas e, por isso, Dailton me chamava de ateu naquela época.

Mas vamos aos fatos: Moises olhava fixamente aquela cruz e falou naquele momento: - Qualquer dia eu vou lá em cima e derrubo aquela cruz!

- Que nada! -Respondi- “O Dailton te mata!” –continuei, provocando Moisés que, dias antes, havia brigado com Dailton.

Foi o bastante pro maluco subir o morro, arrancar do lugar a cruz e carregá-la nos ombros até onde estávamos.

Dailton ficou uma fera e partiu para cima de Moisés batendo e amaldiçoando-o.

Ninguém nunca se convenceu de que eu não tive nada a ver com aquele fato. “Isso foi idéia daquele ateu” - dizia Daílton..

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 04/06/2014
Reeditado em 03/08/2020
Código do texto: T4832019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.