O Garoto Descrismado

Com sua melhor roupa, frequentava a tudo na igreja na cidadezinha do interior de Minas.

Tinha aula com as freiras, participava de grupo de jovens, não faltava à missa...

Primeiro o seu sonho era fazer a Primeira Comunhão... Conseguiu-o!

Coisa linda! Igreja lotada, parentes orgulhosos! Passou a fazer parte de um mundo novo, seleto!

Parte de um grupo que poderia provar e saber finalmente o que era o Corpo de Cristo! Que gosto tinha!

E o Corpo de Cristo era um disquinho de trigo e água... grudava no céu da boca!

Levava o tempo de uma oração pra se desmanchar...

A oração tinha que ser com cara de sério, pela seriedade da coisa!

A Hóstia não lhe pareceu tão saborosa como entendeu pelo dito das freiras e padre. Falta de fé?

Provava da Hóstia mas ela devia ser gostosa mesmo era com o vinho, que o padre falava Sangue...

Apesar dele falar pra todos tomarem e beberem, só ele bebia... e a Hóstia dele era bem maior!

A Hóstia dele enchia-lhe a boca e eu via que se não fosse o vinho, ele entalava!

Já pensou se o padre entala e alguém lhe bate às costas falando: - Põe pra fora! – Põe pra fora!

Como é que um padre poria pra fora o Corpo de Cristo? Seria o mesmo que renegá-Lo.

Melhor ficar entalado e ir para Ele! É, tinha que ser com vinho mesmo...

Depois viria a Cerimônia da Crisma. Coisa linda! Confirmação do Batismo!

Pra mim nem precisava confirmar! Eu já era batizado, filho de Deus Legítimo!

Mas a igreja fazia questã! Meus pais faziam questã! Meus parentes e a sociedade faziam questã!

E se a igreja quer e os pais mandam, melhor obedecer! A vontade de Deus, meu filho!

- É que a gente batizou você e falou que você é filho de Deus, mas se você não confirmar... não é!

- Pai, mãe, então eu confirmo!

E lá foi ele todo feliz fazer curso pra Crisma! Coisa linda!

E era Crisma de Bispo! Vindo de longe! Chapéu compriiido! Com cajado e tudo!

- Mas você tem que escolher um padrinho!

- E é, é?

- É!

- Então eu escolho Ti Vicente!

No dia da Crisma... Coisa linda, igreja lotada, um círculo enoorme por dentro de crismandos e outro maior por fora de padrinhos de crismandos... E o Bispo no centro, com turíbulo fumaceando e tudo!

Aconteceu que seu tio Vicente chegou atrasado da fazenda e pediu para seu afilhado ir andando na frente que ele já iria atrás... Só ia tomar um banho rápido!

O garoto chegou na igreja, orgulhoso, coração palpitando de alegria, e o Bispo chegou-lhe e fez-lhe à testa o sinal da cruz em cinzas e depois, outro sinal com o azeite... e foi saindo!

Pronto, o garoto estava de fato, de direito, e de amor no coração, batizado e confirmado como filho de Deus.

Mas, parecendo pensar melhor a respeito, o Bispo achou por bem voltar ao garoto e tirar uma dúvida:

- Cadê seu padrinho?

- Chegou inda não, mas já avisou que tá chegando...

Sem qualquer explicação, o Bispo, que veio de longe, do alto da sua grandeza, da sua sabedoria, da sua nuvem branquinha e imaculada lá do céu, entregou subitamente seu cajado ao seu auxiliar, segurou a cabeça do garoto, pela nuca, com uma das mãos e, solenemente, com a palma da outra mão – que usou a título de apagador - desmanchou contundentemente com esfregação os Sagrados e Santos Sinais da Cruz recém feitos no corpo do garoto em cinza e azeite, na frente da igreja lotada, fazendo-lhe sentir imensa vergonha daquilo que alguns minutos antes era lindo e maravilhoso!

Ficara apenas alguns segundos Crismado!

Apenas por alguns segundos confirmou que era Filho de Deus!

Mas o Bispo achou por bem Descrismar o garoto!

Mas o Bispo achou por bem deserdar de Deus aquele filho!

Mas o Bispo achou por bem, tornar feio o que lhe era belo!

E naquele dia o Bispo, tirou dele a Igreja Católica!

Mas naquele dia o Bispo não tirou a sua fé em Deus!

Porque Deus, naquele dia, tirou do coração daquele garoto, aquele Bispo, e Se pôs, em seu lugar.

Charles Lucevan Rodrigues
Enviado por Charles Lucevan Rodrigues em 02/07/2014
Código do texto: T4867699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.