Pega o ladrão de manga

Quando eu era pequeno tinha um lugar perto da minha casa que o pessoal chamava de Jabuticabal, e eu nem sei por que, porquê o que tinha lá era manga. E eu era tão pequeno que acho que nunca tinha chupado manga antes, e toda vez que eu passava lá perto ficava olhando praquelas mangas , sentia o cheiro das mangas, quase sentia o gosto das mangas so de olhar e ficar namorando, doido pra pular logo a cerca e comer todas ali mesmo. Eu devia ter uns quatros anos e tava no prezinho, e um dia na escola o meu coleguinha falou que o pessoal roubava manga lá no Jabuticabal mas o dono era bravo e soltava os cachorros encima do pessoal se visse alguém lá dentro, e você sabe, eu sempre fui bagunceiro e gostava de fazer tudo que era errado, então nesse dia quando cheguei em casa perguntei pro meu irmão mais velho, Edivaldo, se ele me levava pra roubar manga no Jabuticabal. Ele me respondeu:

_ Se a mãe deixar eu levo.

Aí eu fui na minha mãe:

_ Se o seu pai deixar pode!

Então eu fui no meu pai:

_ Se a sua mãe deixar vae!

Mais tarde eu fui descobrir que eles faziam isso pra não deixar porque eu não sabia ouvir "não"- e até hoje não sei- e evitar que eu ficasse enchendo o saco deles toda vida. Só que eu enchi tanto o saco do meu irmão , qualquer dia você pergunta a ele, que um dia ele me levou escondido da mãe pro Jabuticabal, fomos eu, ele, meu irmão do meio Edimar e a mais velha Bete. Meu coração batia até mais forte, eu não podia nem ir na esquina sozinho e naquele dia além de passear eu tava indo pro Jabuticabal, roubar manga, isso era demais!

E tava todo mundo me falando pra esconder as mangas, pra não contar na escola e mais um monte de coisas, na hora de ir meu irmão escondeu a bolsa dentro da bermuda pra ninguém desconfiar, aquilo era quase um filme de agente secreto para mim, e a missão era não ser visto. Quando chegamos passamos por baixo da cerca, minha irmã ficou na rua vigiando, e nós enchemos todas as bolsas de manga, não comi nenhuma ali porque o Edivaldo não deixou, mas saí dali carregando duas mangas enormes nas mãos, acho que são as maiores mangas que vi até hoje, tava doido pra chegar em casa logo!

Meu irmão me disse:

_ Toma cuidado pra ninguém ver essas mangas hein!

Quando passou um coleguinha meu da escola, aquele mesmo que me falou sobre o jabuticabal, lá em baixo na outra rua e gritou pra mim acenando. Eu gritei também levantando as maos para cumprimentar, mostrando pra todo mundo da rua aquela manga enorme. Aí ele gritou bem alto roendo todo mundo de vergonha:

_ Pega o ladrão de manga!