O Fantasma do Imbuzeiro de Sabino....

O Fantasma do Imbuzeiro de Sabino

(causo)

Lenda? História? Verdade, Mistério ou fantasia?...

... É que todos que passam por esse determinado trecho da estrada, entre Iguatemi, indo para Lagoinha, interior da Bahia, sente um calafrio! Arrepia até a alma. Neste lugar existem muitas alterações de natureza climática, por conta de um fenômeno que ali paira no ar. Às vezes, mesmo sendo oito ou nove horas da noite, quem passa por este lugar sente um calor insuportável! É um calor horrível que surge de repente, vem acompanhado por um cheiro de queimado. É algo sem explicação mesmo!

Outras vezes a temperatura beira zero grau, assim sem que haja a mínima explicação. Mesmo sendo ao meio dia. Neste lugar existe um grande Imbuzeiro, chama-se: Imbuzeiro de Sabino. Ali, embaixo daquela arvore é visto uma grande porca preta, que aparece e some de repente sem deixar vestígios. Roncando, e com os pelos eriçados, esta porca, às vezes ataca os transeuntes que por ali passam. Outras vezes aparece uma galinha choca, ou um bode pulando em uma pata só... É que existe uma lenda neste lugar, e a explicação para isso estaria ligada a uma revolução que houve na Bahia, em 1939, mais especificamente no arraial de Iguatemi.

Diz esta lenda que quando os revoltosos chegavam e invadiam a cidade, o povo corria para se esconder e esconder seus (tesouros). Jóias ou objetos mais valiosos. Então quando a revolução passou, eles retornaram para reaver seus pertences, foi aí que não encontraram nada, e que ali a alma dos que morreram em combate estariam assombrando quem se aventurasse a buscar seus tesouros ou, simplesmente para assustar aqueles moradores. Assim: reza uma lenda antiga que se você enterrar um tesouro, ou algo valioso, você terá que pedir licença à terra, e pedir para que ela guarde aquele objeto, e o devolva a você de volta... É então por esse motivo que há esses misteriosos “bichos” assombrando o lugar e a quem ali passa.

A Sra Maria da Cruz relata que um dia por não saber dessa história, se dirigiu ao Imbuzeiro para colher alguns frutos, (era aproximadamente meio dia), foi quando de surpresa apareceu a tal porca, ao aproximar-se do animal esboçou dar-lhe um chute, foi quando o bicho soltou um ronco horrível e arrepiou os pêlos, vindo em sua direção. Maria desmaiou de medo e quando acordou o animal não se encontrava mais no local. Tempos depois Maria veio saber que era a tal porca misteriosa, e que neste local houve uma batalha muito sangrenta causando a morte de muitas pessoas. Mesmo tendo já passado algum tempo ela teve uma crise de choro e convulsão, e muito pavor só de pensar que esteve tão próxima deste horrível fato, mesmo separada pelo tempo.

Então fica a pergunta: Isso é fato? Realidade ou fantasia?... Se é verdade não se sabe, Verdade é que neste lugar existem muitas lendas dando conta de que aparecem cachorros, porcos ou outro bicho não identificado, isso acompanhado de um mistério que faz a temperatura elevar-se até próximo dos 50 graus ou descer até próximo a zero grau, independente da hora do dia ou da noite, e se é inverno ou verão.

(este texto é uma interação entre Arnaldo Leodegário e DhonnaRhita).

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o nº 618-350 Livro 1-186 Folha 234 Em 14/10/2013 RJ.

Arnaldo Leodegário Pereira

Arnaldo Leodegário e DhonnaRhita
Enviado por Arnaldo Leodegário em 06/08/2014
Código do texto: T4911915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.