DELEGACIA DO INTERIOR

La naquela cidadezinha perdida entre a montanha e o rio, alias um pequeno riacho,habitada por um povo pacato e trabalhador que vivia do trabalho nos sítios e umas fazendolas.

A lei ali era representada por um pequeno destacamento, que era composto por um sargento, o sargento Rubens, o Rubão,o cabo Gardino e dois ''sordados'', o Chico da Ana e o Mane.]Na verdade quem comandava os soldados era mesmo o cabo Gardino, porque o sargento vivia visitando as fazendas em busca de aventuras amorosas, já que se considerava um verdadeiro galã.

Cabo Gardino, medroso como ele só, sempre que podia evitava qualquer confusão e isso era fácil, dado o temperamento dos habitantes do lugar.

E, mais um dia a coisa ferveu e chegou na cidade o boato que um cangaceiro afamado, que fora capanga de lampião estava para chegar.

O sargento pós então a pequena guarnição de prontidão e a entregou ao comando do cabo Gardino.O pobre se desesperava, morria de medo e ate pensou em desertar, mais fazer o que?

Ele era a lei ali naquele lugar...

Na cadeia, guardado por causa de uma bebedeira estava o Altino Anterms, aquele mesmo que matara aquele tamanduá la no cruzeiro, naquela outra historia que já contei aqui, ouviu falar do tal cangaceiro e ainda sobre o efeito da mardita, zombava dos soldados:

_Eita, que agora a porca torceu o rabo. Quero ver o que você, cabo Gardino e estes soldados que só sabe bater em bêbado, vão fazer diante de um homem mau e valente.

Cabo Cardino então desafiou o bebum:

Num foi oce que acabou c'a raça daquele vurto qui assombrava nois tudo aqui?

Altino Anterms respondeu:

Então me da uma garrafa de pinga, que você vai ver se

eu não ponho o tal valente pra correr...

Pra encurtar a nossa historia, la no meio da praça estava o Altino Anterms

vestido com a farda do destacamento que ganhou do cabo Gardino, e riscando o seu facão afamado que degolara aquele tamanduá bradava cambaleando de um lado para outro:

-Pode vim cangaceiro dos infernos, quero ver você passar pelo meu facão.

E dizendo isso riscava o facão no chão pedregoso tirando faíscas.

Nao se sabe o porque, o tal cangaceiro foi por outro caminho e deixou a cidade. Para o povo da cidade,foi a fama do valentão Altino Anterms que fez com que o perigoso facínora tomasse outro rumo.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 23/10/2014
Código do texto: T5009642
Classificação de conteúdo: seguro