Festividades de carros de boi *

Quando se fala em festividades, principalmente aquelas que envolvem a cultura de um povo, não se deve esquecer que elas são meios originários e permanentes do nosso progresso.

Nas festas de carros de boi, os participantes se encontram e alcançam níveis surpreen-dentes de cooperação, socialização, solidariedade, amizade, respeito ao próximo, criação de vínculos permanentes e dedicação à causa maior, que é a preservação de uma cultura que quase foi extinta.

Sob esse ponto de vista, arrisco-me a afirmar que essas festividades trazem à tona vários pontos positivos e propagam o ideal de seu povo. Nelas, tem-se boa comida, prazeres e diver-sões variadas; abolição temporária da hierarquia e do status social, ou seja, nelas se festeja o coletivo, a tradição e não o individualismo e o artificialismo da sociedade contemporânea.

Portanto, quando se fala em festejar não se pode esquecer que nenhum outro ser age conforme os seres humanos.

A festa de carros de boi é lúdica e provoca várias reações singulares, tanto nos carreiros, candeeiros, comitivas, seguidores quanto nos espectadores, que comparecem ativamente. Con-sequentemente, muitos se perguntam, qual é o segredo para essas festas crescerem tanto, ano a ano, e arrastarem uma verdadeira legião de seguidores.

São muitas as possíveis respostas: respeito, amizade, camaradagem, cooperação, com-prometimento, cultura, diversão, honestidade, hospitalidade, humildade, originalidade, prudên-cia, reinvenção, singularidade, socialização, tradição etc... Enfim, com a realização de festejos com os carros de boi, mantém-se as tradições e preserva-se a identidade de um povo.

Muitos pensavam que, com o uso de tratores, de caminhões, de picapes, de outros meios de transportes modernos e da crescente evolução da tecnologia, o saudoso carro de boi e a sua cantiga peculiar iriam desaparecer, e só os encontraríamos em museus, filmes antigos, telas de pinturas ou esquecidos em fazendas antigas.

Porém, em Vazante e em muitas outras cidades ocorreu uma reinvenção para o uso dos carros de boi, saiu do labutar para o festejar (com perdão do trocadilho).

Há alguns anos, fazendeiros estão voltando a usar seus carros de boi, adquirindo e en-comendando carros novos, com o fim de utilizá-los em festas, mutirões, desfiles, carreteadas, romarias, exposições e encontros.

Quando se aproxima a data de alguma das festas, a população e os carreiros começam a se preparar para a festividade, a cidade e os arredores entram em efervescência. Enquanto os carreiros iniciam os trabalhos com as suas boiadas, organizam suas tralhas e mantimentos, al-guns dos participantes organizam os seus calendários de trabalhos e preparam as suas monta-rias para seguirem os carros de boi.

Isso mesmo: seguirem.

O aumento gradual, ano a ano, do número de participantes e visitantes, vindos de lugares incogitáveis, de outros estados e países bem distantes de onde as festas de carros de boi acon-tecem, é o principal termômetro para medir o sucesso da festa como evento comercial. Mas o objetivo primordial do evento, como se verá ao longo desta história, era o de perpetuar a memó-ria da importância do carro de boi para um grupo de mineiros muito agradecidos pelas benfeito-rias realizadas com a ajuda dos carros. Esse objetivo se consagrou. Gosto da ideia de pensar que, com este livro, também eu porei o meu tijolo na construção do grande memorial.

Na época das festividades, seja na véspera, durante ou depois, ao percorrer as estradas ru-rais da região, trabalhando em minha pesquisa, encontrei frequentemente carreiros, candeeiros e muitos entusiastas se deslocando a pé, no lombo de cavalos, de muares, em burros de carga ou em lombos de bois. Todos tendo de seguir no mesmo ritmo da boiada carreira, pois é ela quem determina a velocidade da marcha.

* Trecho do livro: FESTAS DE CARROS DE BOI, do escritor Rogério Corrêa

Para continuar lendo acesse um dos links abaixo:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=82695479

http://www.amazon.com.br/FESTAS-DE-CARROS-BOI-ebook/dp/B00KB1PFR6/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1400115556&sr=8-1&keywords=festas+de+carros+de+boi

http://store.kobobooks.com/pt-br/books/festas-de-carros-de-boi/erVILtrCM0y9V0iFy2jt_g?MixID=erVILtrCM0y9V0iFy2jt_g&PageNumber=1

Boa leitura,

http://www.carrosdeboi.com.br

ROGÉRIO CORRÊA
Enviado por ROGÉRIO CORRÊA em 06/11/2014
Reeditado em 06/11/2014
Código do texto: T5025473
Classificação de conteúdo: seguro