O GARANHÃO

Vitório, quando moço já fora muito mulherengo.
Depois de casado, nada mudou. Para desgosto de sua esposa, dizia que ia jogar xadrez com os amigos, mas era para a farra que ele ia. Dona Lecy, sua mulher, era boa esposa, cuidava muito bem da casa e das três filhas que já tinham.

Realmente, Dona Lecy e a família eram pessoas muito dignas e não mereciam ser tratadas assim.

O tempo foi passando e Vitório não se emendava. Numa ocasião, conheceu uma costureira do lugar e por ela se engraçou. Passou a ter duas famílias, pois com a tal teve uma filha.

O tempo foi passando e Seu Vitório já beirava os oitenta anos, aposentado, quando uma diabete severa o acometeu.O resultado foi que teve que largar os jogos de xadrez, as farras, e outras diversões.
Passou a ficar mais em casa e se aborrecia com isso. As filhas, a essa altura, casadas e independentes, resolveram contratar uma enfermeira para que Seu Vitório fosse melhor cuidado e para propiciar à mãe um pouco mais de descanso.

A esta altura ele tinha dificuldade para andar e usava como apoio um andador e, para piorar as coisas, lhe apareceu uma incontinência urinária tornando sua vida mais difícil, tendo que usar fraldas. Só não perdeu a velha cisma de ser mulherengo.

Passou a assediar a enfermeira, querendo tocá-la e lhe fazendo propostas indecentes. Essa moça, aguentou até onde pode, pois precisava muito trabalhar. Certo dia chamou as filhas e disse que não desejava mais ficar. Envergonhada, não queria contar o real motivo da demissão, mas elas insistiram e a jovem acabou revelando o fato.

E a dificuldade em conseguir outras enfermeiras que ficassem na casa prosseguiu. Já pensavam em contratar um homem para esse mister.

Vitório se aproximava dos noventa anos e não se corrigia. Até que encontraram Maria José, uma moça bastante forte, muito robusta e enérgica, que avisada do problema, resolveu encará-lo de frente.

Toda vez que Seu Vitório avançava o sinal, ela o pegava pelos ombros ou pelos braços, e o imobilizava fácilmente. Além disso, com sua voz forte e palavras severas foi, aos poucos, domando o garanhão que, ao final, se tornou dócil como um animalzinho de estimação.
Aloysia
Enviado por Aloysia em 18/11/2014
Reeditado em 19/11/2014
Código do texto: T5040037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.