gaucho-1.jpg
Imagem: ctgamigosdacavalgada.blogspot.com

O SONHO DO SENHOR MINGÃO
 
             Mingão foi dormir cedo, mais cedo do que de costume. Logo após o jantar, esticou-se num sofá. Magda sua esposa precisou quase arrastá-lo para a cama. O ronco atrapalhava a mulher e os filhos que queriam conversar. Casa pequena de madeira chegava a tremer com o ruído do chefe da casa.
            Quando os galos cantavam, o chefe da família levantou, preparou o chimarrão e ao lado do fogo na parte de chão batido da casa, ficou pensativo. Esfregava os olhos e nem se dava conta do que ocorria ao redor. Preocupada a dona Magda foi ver o que estava acontecendo.
            - O que foi homem que ta...
            - Me deixe muié... – Responde o homem enquanto enrolava um cigarro de palha.
            - Não deixo sem você me dizer o que houve. Tá pensando na morte da bezerra? – Brincou a esposa.
            Domingos se levantou, deu uma volta no potreiro com a cuia de chimarrão na mão, voltou e sentou-se no caixão de lenhas. Acendeu o palheiro e começou a narrar um sonho que estava lembrando que o havia deixado perturbado. Isso teria acontecido há muitos anos atrás. O motivo da preocupação, que tudo o que aconteceu quando sonhou, realizou-se em sua cidade. Tudo quase que literalmente. Passou a contar na linguagem costumeira:
           - Eu tava sentado debaixo de um pinheiro na Vila São José dos Pinhais.  Isso há munnntos anos atráis. Ali apareceu um piazinho todo de branco. Carçava uma sandáia de ouro. Tocava uma trombeta muito linda. Entre um toque e outro, falava o que estaria pra acontecer ao longo dos anos neste lugar. Então o menino começou a falar.
            Mingão deu uma pigarreada, encheu um chimarrão e começou a narrar o que o pequeno misterioso havia dito no sonho. Disse que o menininho dizia:
 
           - “Essa vila em breve será elevada à cidade. Província de São Paulo, logo não será mais. Felizes os que nascerem aqui. O imperador vai sancionar uma Lei criando a Província do Paraná. Muitas coisas boas e bonitas vão acontecer. Alguns imigrantes do litoral vão subir para o primeiro planalto. Ali vão ser criadas algumas colônias italianas onde o vinho vai ser um dos atrativos para os turistas. Pode ser chamada de ‘a cidade da prosperidade’, porque seus moradores vão prosperar muito. Basta que façam a parte deles. Um aeroporto será construído aqui. Também coisas desagradáveis acontecerão. A República vai ser proclamada. O sistema de governo vai ser diferente. Muito sangue neste país vai ser derramado. *Um presidente vai morrer acidentado nesta localidade...”.
 
        Tudo o que o tal gurizinho de branco disse, aconteceu. Estamos no Século XXI. E não há de ver que em mil oitocentos e cinquenta e três houve a emancipação política de São José dos Pinhais?  O sonho  na verdade foi uma profecia para o município que tem crescido a passos de gigante.
 
                Vejam. O que disse o pequeno misterioso ao Sr. Mingão há mais de cento e cinquenta anos atrás, aconteceu. Esse sonho ele repassou aos herdeiros.
O velho partiu para a última morada sem saber que quase tudo o que disse o suposto anjo, aconteceria nesse município. Quem era o menino? Meu Deus... será... era um ser humano? Será que era um...
 
 
 
* Presidente Nereu Ramos morreu nesta cidade em 16 de junho de 1958.
 
(Christiano Nunes)
 
 
PS:  Esse conto fez parte de um concurso literário de São José dos Pinhais em 2013.
 


Uma oportunidade para presentear alguém ou dar de presente a você mesmo. Assim estará ajudando quem  publicou um livro com tanta dificuldade.
 
 
Livro de poesias, EXPRESSÕES DA ALMA de CHRISTIANO NUNES
158 páginas, dividido por temas. 

Pode me pedir por email ou através do contato do Recanto das Letras, que passarei o número da conta da Caixa Econômica Federal para depósito.
O preço já está incluso as despesas de envio
Valor: R$ 32,00.
 
Desde já agradeço a colaboração.
Emails: chrisben-nunes@hotmail.com
Cf-nunes@bol.com.br