HISTÓRIAS DO CAIPIRINHA - I

U cumpadri Bastião, foi visitá u cumpadri Tonhu das cabra. Cheganu lá,,, Bateu, chamô i nada ...

- ô di casa... chamava u cumpadri Bastião e nada di resposta...

Intão o cumpadri se aresorveu intra na casa i foi cheganu. Entrô na varanda i nem uma arminha viva alí pra modi recebê... Entrô na sala... aquele silençu... foi si entranu, já preocupadu... nada de ninguém...

Di repenti... cheganu nu fundu di casa, pertim da cunzinha... Viu um baruiu, meiu gimidu, pra direção do lavatório... Intão foi se cheganu, a porta meio aberta e lá, sentadu... Deu pra vê o cumpadri Tonho das cabras daqueis jeitu...

Ele tava discascanu uma banana... Ocês sabi!... Comu us pessoá da cidade diz ... cincu contra um ... Infim... tava di sonhandu cum arguma cabrocha e num era cuma cabrinha não! ...

O Cumpadri Bastião, constrangidu cum aquéia situação, saiu di fininho, antis du cumpadri Tonhu vê e foi pra varanda isperá um pouquinho intão... Pra modi cunversá cum o cumpadri Tonho!

Num demorô um tantinho ancim... veio o cumpadri Tonho:

- Cumpadri Bastião! Que bão vê ocê aqui, cumpadri!... Tava di pensano em ocê agorinha poco!

- Não cumpadri, pelo amô di Deus num diz isso!

- Mas tava mesmo cumpadri, num imagina como foi bão

vê ocê aqui, dispois deu pensá tantu em ocê!

- Não cumpadri, isso não!... Pru favô .. isso nunca cumpadri

pelo amô di Deus!... Num diz isso!

- Mais cumpadri, ocê deve di ficá contenti, pois era tudo pensamento dus bão!... Agorinha, agorinha, num consigo tirá ocê dus pensamentu!

- Não cumpadri!... Não cumpadri!... Isso não cumpadri!... Pelo amô de Deus!... Isso não cumpadri!...

Bão ...O cumpadri nunca mais vortô na fazenda do cumpadri Tonhu.

Só num sei pru modi di quê!... Mais ainda vô discubrí!

Inté, intão!!