No passado o galo desempenhou um papel fundamental, quando o relógio foi um bem caríssimo, e não estava ao alcance de todos. Com seu cântico poético os galos marcavam as horas para o sertanejo, segundo sua crença a meia noite em ponto, o rei do terreiro estufava o peito batia as asas e cantava, sinalizando o findar de um dia e o iniciar de outro. E quando a aurora começava a pincelar com o seu encantador colorido escarlate a barra do dia, na expressão sertaneja, os galos estavam se amiudando no seu cantar, ou seja, seus cânticos se tornavam repetitivos, era hora de levantar para mais um dia de trabalho. Desde criança uma pergunta me calou fundo; porque um galo na cúpula da majestosa igreja matriz de Bom Despacho? Eu Sempre associei essa minha curiosidade ao nascimento de Jesus e a missa do galo celebrada a meia noite no dia de Natal. Agora me veio à resposta, o galinho de nossa matriz tem sua origem portuguesa, têm tudo a ver com a lenda do galo de Barcelos, cidade lusitana situada ao norte de Portugal, que cultua um momento à mascote símbolo do seu país, esculpido por um galego peregrino que ao se dirigir a Santiago de Compostela na Espanha, foi preso, e acusado injustamente, por um bárbaro crime cometido á noite na cidade onde pernoitou. Embora jurando inocência, levado a julgamento foi condenado à morte na forca. De nada adiantou seus inúmeros apelos, não lhe deram ouvidos, e promoveram um grande espetáculo para o acontecimento. No dia da execução, a cidade em polvorosa aguardava o desfecho final do pobre peregrino. Mas ele continuou firme na sua fé em São Tiago e na Virgem Maria. Quando lhe concederam seu um ultimo pedido, ele escolheu falar com o juiz que o condenara. Levou-no até a casa do magistrado, Ia estava ele a banquetear com os amigos. Negada a suplica ao peregrino, o humilharam com escárnios e chacotas. Ele então disse: --tão certo com sou inocente este frango assado que está sobre tua mesa há de cantar na hora em que eu for enforcado. Motivo de mais risos e gargalhadas dos presentes, o juiz empurrou o prato e o deixou de lado, dizendo: - Vamos ouvir então o belo canto deste galo mágico! No exato momento da execução o galo ergueu do prato e cantou sobre a mesa. O juiz apavorado correu ao local. La estava o peregrino suspenso no ar, e um nó impedindo o laço de executar sua função. O peregrino foi libertado e afirmou que São Tiago o sustentou nos ombros no momento evitando seu enforcamento. Anos mais tarde o galego peregrino voltou a Barcelos para esculpir o cruzeiro do senhor do galo em louvor a São Tiago e a vigem Maria. Atualmente é o monumento mais importante do Museu Arqueológico de Barcelos, dando grande contribuição para a economia portuguesa através do artesanato minhoto que utiliza o barro, esculpindo o mascote que se tornou símbolo  de Portugal.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 19/03/2015
Reeditado em 07/11/2017
Código do texto: T5175966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.