Cúmulo da Honestidade

Honestidade é ensinada no seio da família, nas escola e pelos bons exemplos. No Japão, ninguém fica com o que não lhe pertence. Digamos que você esqueceu o seu celular num banco da praça e se retornar lá no dia seguinte, o celular estará no mesmo lugar, ou pode acontecer que alguém o encontre e encaminhe para o correio, alguns dias estará na sua casa. Dá até gosto viver assim..mas isso vou deixar para uma outra conversa. Vou contar uma historinha da mais pura honestidade...

Meu filho João aprendeu muito bem a respeitar as coisas alheias. No caminho para o colégio ele encontrou uma moeda de hiako Yene (equivale a um real no Brasil), não pensou duas vezes, dirigiu-se a um posto policial e fez uma espécie de boletim de ocorrência, constando o nome, endereço e o objeto que ele encontrou, no final do formulário havia uma observação: O objeto ficará sob os cuidados da Polícia Japonesa pelo prazo de um ano, se o proprietário não procurar o objeto, será doado para a pessoa que registrou a ocorrência.

Um ano depois o carteiro entrega uma cartinha endereçada ao meu filho, pelo envelope vi que era da polícia..abri preocupada..mas para minha surpresa lá estava a moedinha e um cartinha agradecendo a honestidade...Ele retornou para casa e eu fui logo comentando o ocorrido, ele com a inocência de criança disse-me:

_ Eu achei e corri levar para o policial, quem perdeu poderia estar precisando...