O MONTE DA LUA NA MAGIA DESINTRA E CASCAIS



Conhecido como o monte da lua, Sintra é um daqueles lugares onde o ecossistema detonou o mistério de sua magia de uma forma exuberante. Ali o homem e a natureza conjugaram numa simbiose de paz e harmonia fantástica capaz de inebriar quem por lá aportar. A origem do seu nome é diversificada pelos historiadores, mas quase sempre são relacionadas com a serra e a lua. Segundo afirma Augusto Soares Barbosa Azevedo do Pinho Leal, em seu livro “Portugal Antigo,” os celtas davam o nome de SINTHIA a lua, e foi dessa corrupção da palavra que Surgiu o nome Sintra, escrito com C, mais tarde com S. Assim desse consorcio, monte serra e lua, que gregos, celtas, árabes e outros mais deram nome a essa bela cidade.
Na praça principal, de seu centro histórico está o palácio da Vila com suas duas chaminés cônificadas, caracterizando como bussolas convidando-nos a voltar a este ponto de encontro tão aconchegante, datado do final do século XIV, que foi estância  veraneio no refugio de muitos reis, ao longo da historia de Portugal. Seu interior é um verdadeiro museu de azulejos, com cada sala contando uma historia em sua decoração. Desde o século XVI época que iniciou esta técnica de aplicação decorativa em Portugal. Para tantos palácios e tantas lojas expondo nas ruelas estreitas de Sintra com  tantas atrações, seria necessário um tempo maior para admirar sua beleza, mas Cascais nos esperava com outras maravilhas.
Situado na costa do Estoril, com suas praias, sua paisagem, e uma visão privilegiadas ao longo do Oceano Atlântico, Cascais assim como Sintra encanta os visitantes.
Outrora com requinte e elegância, foi também  retiro de veraneio dos nobres da monarquia portuguesa, durante o século XIX. Ponto de abrigo para a realeza europeia durante a segunda guerra mundial.
O Parque Natural Sintra- Cascais-, estende-se desde a luxuriante Serra de Sintra à Praia do Guincho e às imponentes escarpas do Cabo da Roca. O ponto mais ocidental do continente europeu. Conhecido como o local “onde a terra acaba e o mar começa” (assim descrito por Camões no ( Os Lusíadas), o cabo possui um farol magnífico do século XVIII. O cenário de dunas e montanhas do Guincho é o pano de fundo perfeito para inspirar os amantes da natureza a contemplar o cenário o transformando num verdadeiro paraíso.
Conta à lenda que o nome cascais surgiu por  volta do ano de 1147 quando Dom Afonso Henriques com o apoio de Martim Moniz conquistou Lisboa aos Mouros. Após expulsar os Mouros, Dom Afonso Henriques decidiu descansar e passar uns dias em veraneio pela região. O nobre rei tinha se casado um ano antes em 1146 com D. Mafalda filha de Amadeu II conde de Sabóia. A região ainda não era povoada.
O rei e  a  rainha passeavam tranquilamente apreciando a solidão daquelas belas Praias desertas, quando subitamente uma onda um pouco maior surpreende a Rainha com os pés submersos, ela instintivamente suspendeu seu vestido para que o mesmo não molhasse.
Esse seu gesto a deixou descoberta um pouco acima dos tornozelos. Diante da inusitada sena o rei levantou sua pesada mão desferindo-lhe um bofetão.
--Tome lá que já almoçaste-, imaginou ele La com seus botões!
A rainha indignada por tanta incompreensão do seu esposo e rei. Ela afinal apenas tinha tentado impedir que o seu real vestido se molhasse,Perguntou-lhe:
--Senhor meu rei e esposo porque me (CASCAIS)?
E assim surgiu o nome da bela cidade lusitana de Cascais.


(Foto de 04/03/2015 ´potugal)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 01/06/2015
Reeditado em 07/06/2015
Código do texto: T5262249
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.