AS MURALHAS DE OBIDOS EM PORTUGAL



A vila medieval de Obidos em Portugal é uma fortaleza amuralhada que se limita à apenas duas ruas. Ao visitá-la o mais viável é deixar o veiculo no estacionamento localizado na entrada e caminhar pela vila onde o artesanato e seu tradicional e delicioso licor é uma atração agradável. Essa fortaleza amuralhada com seu miradouro, fora tomada aos Mouros em 1.148. Sua primeira carta foral é datada de 1.195, sobe o reinado de D.Sancho I.
A vila fazia parte de um dote que era concedido pelos reis às rainhas suas esposas, no decorrer do tempo. Na época da monarquia portuguesa. A começar designadamente por “Urraca de Castela” (esposa de D. Afonso II). Seguidas por outras Rainhas: Santa Isabel (esposa de D. Dinis). Felipa de Lencastre (esposa de D. João I) Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte)Leonor de Portugal (esposa de D. João II entre outras)
Foi nessa fortaleza, que ocupa uma área de quatorze e meio hectares de terras, aonde em 1.527 viviam 161 habitantes, que nasceu o conselho Caldas da Rainha, dando o nome “As Caldas da Rinha” a cidade portuguesa onde se realiza a mais importante feira horto-frutícola de Portugal. “Realizada ao ar livre todas as manhãs na Praça da Republica, conhecida popularmente como Praça da fruta”. Único mercado do país que jamais sofreu qualquer tipo de alteração desde o século XIX.
Voltando a Obtidos, o seu castelo medieval, onde atualmente funciona uma pousada é o monumento mais importante. Declarado como monumento nacional, tendo sido eleito em sete julho de 2007 como uma das sete maravilhas de Portugal.
Erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar de onde se pode mirar ao longo do oceano Atlântico, e ao oposto, pode-se pela visão dominar a planície cortada pelo rio Arnóia que nasce na serra de Todo Mundo, e que após se juntar às águas de seu afluente o rio Real vai desaguar na lagoa de Obidos
A serra de Todo Mundo é um monte que faz parte, da serra dos candeeiros, situada na freguesia de Landal, conselho de Caldas da Rainha. É do alto deste monte que se pode contemplar o panorama de uma bela paisagem. No planalto da Serra de Todo Mundo está o mais curioso, as ruínas de uma ermida, que desde tempos imemoriais se venera o que foi coração de uma fé maravilhosa dos crentes, de inúmeras freguesias dessa grande região. A Nossa Senhora do Ar. Sua imagem e ermida que conta mais de sete séculos, era cabeça de comenda de cavaleiros hospitalários de Jerusalém (depois ordem de Malta) instituída no Landal do então termo de obtidos. E por direito de antiguidade consagraram Nossa senhora do Ar, padroeira da aviação portuguesa e de Todo Mundo, o reino mais ambicioso da antiguidade cujo elemento, o ar, foi dado a ela como titulo.
OBS: Urraca foi um nome muito comum na península Ibérica na Idade Média. Embora a sua origem seja incerta, crê-se que tenha origem germânica, e desempenhe a função de hipocorístico (nome carinhoso) para designar Maria, mãe de Jesus. Palavra designada não só a nobres rainhas como a pessoas virtuosas com atos de bravura e também a certas aves mascotes da realeza.


( OBS: Foto de março de 2015 miradouro da Vila de Obidos Portugal)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 08/06/2015
Reeditado em 15/06/2015
Código do texto: T5270033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.