A Sabedoria do Tolo

Dizia os antigos que lá pelas bandas do norte da Bahia existia uma pequena cidade aonde todos se conheciam. Perto da igreja matriz, na pracinha, tinha uma feirinha muito conhecida também que ocorriam toda semana. Nessa feirinha tinha um menino de rua que todos diziam ser meio sequelado, meio xarope. Ele vinha com os olhos de cachorro arrependido e pedia uma moeda, ora um lanche e sempre recebia um agrado.

Porém a piada geral era que toda vez que ele pedia dinheiro pra alguém, a pessoa mostrava duas moedas, uma de cinquenta e uma de um real. Só que o menino sempre pegava a de cinquenta, e todos riam pensando: "Tadinho! Como é tolo!".

Certo dia o chinês do pastel foi conversar com o menino. Cansou de ver ele sendo zombado e sempre pegando a menor moeda, coitado. Então, chamou ele de canto e disse: "O moleque! Venha cá. Deixa de ser abestado rapaz, tão te tapeando! Toda vez que eles te mostram as duas moedas, você pega a que vale menos e eles riem de você!"

O pivete cuspiu uma semente de jaca longe e disse: "Ô tio, eu sei disso. Mas imagina se eu pegasse a de 1 real, ia acabar a graça e eu nunca mais ganharia nada!"

Danilo Augusto Correia
Enviado por Danilo Augusto Correia em 21/06/2015
Código do texto: T5285085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.